Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Covid-19/Boa Vista: Governo tem como meta vacinar a população da ilha até Agosto – Evandro Monteiro (c/áudio)

Sal Rei, 11 Jun (Inforpress) – O Governo tem como meta vacinar toda população da Boa Vista, a partir dos 18 anos, até início do mês de Agosto, estando na ilha uma equipa de saúde para reforçar e acelerar o processo de vacinação.  

A informação foi avançada aos jornalistas pelo secretário de Estado adjunto do ministro da Saúde, Evandro Monteiro, após reunir-se com a Câmara Municipal da Boa Vista (ICMBV) e parceiros locais no âmbito da covid-19, um dos pontos da sua visita à ilha da Boa Vista.  

“Já se encontra na Boa Vista quatro enfermeiros e registadores para reforçar a equipa local e acelerar o processo de vacinação cuja meta é vacinar a população a partir dos 18 anos de idade, até final de Julho, ou início do mês de Agosto”, precisou o secretário de Estado adjunto do MS, sublinhando que o processo vai se iniciar na próxima semana.

E conforme aquele responsável, pelas informações fornecidas pelo delegado de saúde local, já havia uma lista de pessoas para serem vacinadas, mas que com o alargamento da faixa etária houve a necessidade de readaptar e redesenhar a listagem dos que deverão ser imunizados. 

Pelo que, reiterou, a nova equipa vai ajudar no processo de vacinação, prevendo que dentro de pouco tempo todos estarão protegidos da covid-19. 

O governante referiu ainda que com isto o Governo ambiciona alcançar a imunização na ilha da Boa Vista, destacando este objectivo como um dos critérios que irá permitir a retoma da actividade turística e, consequentemente, a económica. 

Mas, Evandro Monteiro observou que com a vacinação da população se está também a salvaguardar a saúde colectiva, assegurando ser esta a resposta que se pretende dar à ilha que é tida como importante para a retoma económica, e o seu aporto que se conhece para o país. 

A mesma fonte informou que já foram vacinadas mil pessoas, incluindo alguns grupos profissionais, como os da saúde, quase todos os policiais, os bombeiros e corpo da protecção civil e grande parte de pessoas com mais de 65 anos, admitindo, entretanto, que ainda se está longe do desiderato, justificado anteriormente pelo factor indisponibilidade de vacinas no mercado. 

Segundo explicou, esta dificuldade inicial foi colmatada com a priorização da vacinação aos idosos e doentes de risco, referindo-se às ofertas de vacinas feita ao país, nomeadamente da Hungria e de outros países, e ainda as disposições ao mecanismo COVAX da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Ajuntou que havendo maior número de vacinas no país, se criou outras estratégias, que, a seu ver, são “inteligentes e adequadas” ao tempo que se vive, sendo uma delas a prioridade para a abertura do turismo, reflectindo que há por isso um engajamento e sinergia entre factores, criação de condições para receber turistas, protecção da população e segurança sanitária. 

Com relação ao programa de vacinação, explicou que, teoricamente e se tudo funcionar normalmente, cada equipa vai vacinar cerca de 100 pessoas/por dia, projectando uma média de 400 a 500 pessoas imunizadas por dia, e com este plano, durante quatro a seis semanas vai-se alcançar a meta. 

“É importante dizer que iremos continuar com o processo de vacinação em todo o território nacional. Isto é uma estratégia de vacinar as ilhas que estão mais ligadas ao turismo, que são critérios internacionais e tidos como necessários”, sublinhou, sustentando serem estes os factores de competitividade do Estado, e que Cabo Verde não pode fugir à regra.

E neste contexto, Evandro Monteiro explicou que se está a adaptar e a alargar o processo de vacinação para responder também às obrigações do Governo, para a retoma da actividade turística e, consequentemente, a actividade económica. 

 VD/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos