Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Covid-19/Boa Vista: Director nacional da Saúde confiante no arranque da vacinação em massa na terça-feira (c/áudio)

Sal Rei, 12 Jun (Inforpress) – O director nacional da Saúde afirmou hoje que até a próxima terça-feira estará tudo a postos para início do processo de vacinação de toda a população da Boa Vista, um dos critérios internacionais exigidos para arranque do turismo.

Jorge Noel Barreto fez estas declarações após cumprir o segundo dia de visita a ilha da Boa Vista, com averiguações feitas no posto sanitário do bairro de Boa Esperança, e no laboratório do Centro de Saúde da cidade de Sal Rei.

O responsável, que esteve também num encontro com operadores turísticos, observou a ansiedade destes profissionais que quiseram saber sobre as previsões para reabertura do turismo, situação que se arrasta há mais de um ano.

E sobre isto, Jorge Noel Barreto explicou que a decisão, da discriminação positiva pelos motivos que já se conhecem, haverá a aceleração da vacinação tanto na Boa Vista, como na ilha do Sal, frisando, entretanto, a importância de continuar este processo noutras ilhas, sob os critérios necessários para a imunização das pessoas.

“Estivemos em visitas e em reuniões, haverá ainda uma reunião de concertação na segunda-feira com a equipa que chegou ontem para reforçar a vacinação na ilha. E está programado, se tudo correr bem, o mais tardar na terça-feira já estará tudo a postos para o início da vacinação em massa aqui na Boa Vista”, assegurou.

O responsável reiterou que o processo de vacinação em massa é o critério observado pelos países emissores de turistas, que querem saber se os países estão a se esforçar para imunização da população, especialmente os destinos turísticos, para garantir segurança sanitária em relação a covid-19.

Quanto as visitas efectuadas no posto sanitário do bairro de Boa Esperança, o mesmo constatou que, se trata de um bom espaço recentemente inaugurado, com pessoal capacitado, condições para dar uma resposta satisfatória, facilitando e aproximando os serviços de cuidado de saúde da população daquele bairro.

Jorge Noel Barreto fez a mesma avaliação ao laboratório de virologia mostrando-se confiante nas condições e capacidade de resposta da ilha de Boa Vista para identificação de casos de covid-19, avançando que o aparelho pode processar até 500 amostras/por dia.

“Estamos atentos com o evoluir da situação, e havendo reabertura do turismo, prevendo a necessidade, estaremos em condições de reforçar a capacidade de diagnóstico”, afiançou.

Instado sobre as obras do bloco operatório, o director nacional da Saúde respondeu que é um assunto que diz respeito às infra-estruturas, e pensa que se está a ultimar as obras para poder finalizar o tão esperado bloco operatório para Boa Vista.

VD/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos