Covid-19/Boa Vista: Delegado de saúde garante que pacientes estão a ser acompanhados e no isolamento domiciliário

Sal Rei, 09 Mar (Inforpress) – O delegado de saúde da Boa Vista garantiu hoje que todos os pacientes que testaram positivo à covid-19 estão a ser acompanhados e em isolamento domiciliário não tendo a ilha nenhum caso grave.

Elton da Luz deu estas informações à Inforpress a propósito de uma avaliação da situação epidemiológica tendo em conta os números de casos positivos que surgiram nos últimos dias, na ilha da Boa Vista.

O responsável de saúde fez saber que de momento há 15 casos activos na Boa Vista, sendo que na segunda-feira houve 20 altas, a maioria relacionada com os casos diagnosticados na semana anterior.

Dos pacientes positivos, avançou que nenhum se encontra com um estado clinico grave ou hospitalizado, e a maioria são pacientes assintomáticos ou com sintomas leves e todos estão a ser acompanhados em isolamento domiciliário.

Sobre as orientações médicas, Elton da Luz explicou que assim que se notifica um paciente positivo, se orienta um isolamento domiciliário por um período máximo de dez dias e o paciente é acompanhado durante este tempo.

“Durante esses dias entramos em contacto com o paciente e acompanhamos o seu quadro clinico. Fazemos estudo do caso e procuramos pessoas que estiveram em contacto com ele, e são chamadas e submetidas a testes antigénicos e, se for necessário, PCR”, precisou Elton da Luz.

Caso houver pacientes graves, Elton da Luz indicou que serão encaminhados para o centro de covid-19 recentemente inaugurado, que dispõe de ventiladores e todos os equipamentos médicos necessários.  

Quanto a outros testes, o médico informou que todos os pacientes com sintomas e todas as pessoas que estiverem em contacto com as que testaram positivo são submetidos a testes, assim como as pessoas que vão viajar.

Segundo o delegado de saúde já foram realizados na Boa Vista no total, 200 testes na semana passada para despiste, principalmente, às pessoas que têm sintomas suspeitos de infecção de SARS-CoV-2.

“A Delegacia de Saúde continua a apostar na educação sanitária, orientando as pessoas sobre a importância do uso de máscaras, álcool-gel, evitar grandes aglomerações de pessoas principalmente sem uso de máscaras”, garantiu Elton da Luz.

Questionado sobre a decisão de cancelar todos as actividades na Boa Vista durante 15 dias, entre outras medidas tomadas recentemente em conjunto com a Protecção Civil e Policia Nacional (PN) para controlar a propagação do vírus, Elton da Luz respondeu que o aumento de mais dias de contenção vai depender da situação epidemiológica.

“Depois destes 15 poderemos voltar a reencontrar e fazer uma reavaliação, e se as condições forem favoráveis penso que iremos retomar a “normalidade”, concluiu.

VD/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos