Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Covid-19/Boa Vista: Delegado de saúde alerta para aumento de casos graves e limite de capacidade de internamento

Sal Rei, 30 Abr (Inforpress) – O delegado de saúde disse hoje que a situação epidemiológica da covid-19 na Boa Vista “é critica”, principalmente devido ao aumento de infecções em idosos e jovens com pneumonia, além da delegacia estar no limite de capacidade de internamento.

Elton Brito fez este alerta a propósito dos dados de covid-19 em que nesta semana se registou em média 30 casos positivos diários, e aumento de número de internados na Delegacia de Saúde da Boa Vista.

Elton Brito disse que “de momento há já muitas pessoas internadas na delegacia de saúde da Boa Vista, e que grande parte deste número são pessoas idosas e jovens com pneumonia”.

“No início da pandemia não havia muitos casos de covid-19 nas localidades, ao contrário do cenário actual em que todas as zonas da ilha se regista casos positivos. Nestas localidades há pessoas idosas, camada etária mais propensa a desenvolver casos graves de pneumonia que podem complicar e levar a morte”, disse.

O delegado de saúde contou que se verifica um aumento de casos de pneumonia em jovens e, “se continuar esta tendência de aumento de casos, provavelmente haverá aumento de casos graves e desfecho fatal”.

Elton Brito avançou que a delegacia de saúde está no limite de capacidade de internamentos.

E para dar vasão a esta demanda de doentes, informou que já está operacional o centro de isolamento no pavilhão Seixal, localizado na cidade de Sal Rei, lugar destinado as pessoas sintomáticas, principalmente os que desprovem de condições de fazer isolamento em casa, e os que inspirem cuidados intensivos e especiais.

“A população tem que tomar consciência e espírito de responsabilidade que covid é real e mata pessoas”, asseverou, alertando para as pessoas não esperarem somente pela exigência das instituições e autoridades para fazer cumprir das medidas e regras de prevenção.

Sobre outros trabalhos no terreno, Elton Brito certificou que se está a trabalhar com as autoridades municipais, policiais e protecção civil tendo já traçado metas para colocar em prática maior fiscalização, sensibilização para precaver as pessoas a importância de cumprir as medidas impostas pelo Ministério da Saúde.

VD/CP Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos