Covid-19: Biblioteca Nacional de Cabo Verde reabre hoje as salas de leitura e de multimédia

Cidade da Praia 01 Jul (Inforpress) – A Biblioteca Nacional de Cabo Verde (BNCV) reabre hoje as salas de leitura e de multimédia, depois de três meses encerradas, devido à propagação do novo coronavírus, anunciou hoje, à Inforpress, a curadora.

Segundo Adelaide Monteiro, a BNCV reabriu a sua livraria no passado dia 15 e hoje para celebrar o Dia Mundial da Biblioteca vão prosseguir com a abertura das suas salas de leitura e de multimédia e com o serviço de empréstimo domiciliário, no intuito de promover a leitura e a leitura em família.

Ainda para assinalar a data, para além do lançamento do livro infantil do jornalista Odair Varela “Tufas, Princesa Crioula – aprendendo as palavras mágicas” que foi adaptado para Braille, a Biblioteca Nacional de Cabo Verde (1999-2020), com uma média de 55.300 registos na sua base, vai oferecer hoje um livro aos dez primeiros utilizadores deste dia.

Com esta reabertura, a curadora assegurou que vão respeitar todas as medidas impostas pelo Ministério da Saúde para evitar a propagação do novo coronavírus.

“Estamos a seguir todo o protocolo, mas alguns são especificamente adaptados como o caso dos livros em que na livraria as pessoas que querem manuseá-los passam a usar luvas, na sala de leitura diminuímos o número e vamos funcionar apenas com 40 por cento (%) da nossa capacidade”, apontou.

Ainda, ajuntou, o uso de máscaras é obrigatório, nas livrarias só é permitido três pessoas na sala, e, neste momento, incentivam as pessoas a manusear o mínimo possível os livros que pretendem comprar.

O Dia Mundial das Bibliotecas celebra-se a 01 de Julho. Este dia visa enaltecer a importância da leitura na educação e formação das pessoas.

O manifesto da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) sobre Bibliotecas Públicas refere-se à biblioteca pública como uma porta de acesso ao conhecimento. Um lugar crucial para o desenvolvimento cultural do indivíduo e de todos os grupos sociais.

Assim sendo, o Dia Mundial das Bibliotecas é o momento ideal para se dirigir a uma Biblioteca e requisitar um livro ou então para partilhar o livro da sua vida com outras pessoas e para conhecer novos livros pelos quais se pode apaixonar.

AM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Generic filters
Filter by Categories
Ambiente
Cooperação
Cultura
Sociedade
Desporto
Politica
Economia
Internacional
    • Categorias

  • Galeria de Fotos