Covid-19: Banco Mundial aprova apoio de cinco milhões de dólares à Cabo Verde

Cidade da Praia, 03 Abr (Inforpress) – O conselho de administração do Banco Mundial aprovou quinta-feira o crédito da Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA) de cinco milhões de dólares, aproximadamente 500 mil contos, para apoiar Cabo Verde na intensificação das respostas à pandemia da Covid-19.

A informação foi avançada através de um comunicado do Banco Mundial, que adianta que o Projecto de Resposta de Emergência à Covid-19 irá reforçar o Plano Nacional de combate à Covid-19 do Governo e centrar-se em ampliar e reforçar todos os aspectos de prevenção, preparação e resposta.

O Banco Mundial adianta que o Projecto de Resposta de Emergência à Covid-19 é uma operação essencial que visa impedir a propagação da pandemia mediante a aquisição de equipamento e materiais médicos essenciais para a população de Cabo Verde.

“Sendo uma pequena economia insular dependente do turismo, serviços e remessas do estrangeiro, o país está determinado a limitar os impactos na saúde, tendo em conta os impactos sociais e económicos previstos, que perspectivam perdas de empregos e uma redução do crescimento”, afirmou a representante residente do Banco Mundial, Fatou Fall, citada no comunicado.

De acordo com a mesma fonte, o Grupo Banco Mundial está a lançar um pacote acelerado de 14 mil milhões de dólares americanos para intensificar a resposta à Covid-19 nos países em desenvolvimento e reduzir o tempo de recuperação.

A resposta imediata inclui financiamento, aconselhamento em matéria de políticas e assistência técnica para ajudar os países a enfrentarem os impactos na saúde e económicos da pandemia.

A IFC está a conceder financiamento de 8 mil milhões dólares para ajudar a preservação dos empregos nas empresas privadas afectadas pela pandemia. O BIRD e a IDA estão a disponibilizar um valor inicial de 6 mil milhões, ao longo de 15 meses, para proteger os pobres e vulneráveis, apoiar os negócios e reforçar a recuperação económica.

Cabo Verde registou até o momento seis casos positivos do novo coronavírus, sendo quatro na ilha da Boa Vista e dois na cidade da Praia.

Entre os quatro casos positivos na ilha da Boa Vista, um resultou em óbito, um cidadão inglês de 62 anos.

O último caso positivo em Cabo Verde tinha sido reportado no sábado, 28, estando neste momento alguns casos suspeitos a aguardar resultados que devem ser divulgados  na conferência habitual marcada para 17:00 de hoje.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infectou mais de 940 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 47 mil.

MJB/ZS

Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos