Covid-19: Banco Mundial apoia Cabo Verde com 5 milhões de dólares para compra de vacinas

Cidade da Praia, 12 Fev (Inforpress) – O director nacional do Planeamento, Gilson Pina, anunciou hoje que o Banco Mundial aprovou um financiamento adicional de 5 milhões de dólares a Cabo Verde para aquisição de vacinas contra a covid-19.

Em declarações à imprensa, à margem do Workshop Nacional de elaboração do Plano de Trabalho Conjunto (JWP) de 2021 entre Cabo Verde e Nações Unidas, que decorre hoje na Praia, Gilson Pina adiantou que o apoio foi aprovado quinta-feira, 11, no âmbito do financiamento de apoio à covid-19.

“Fomos o primeiro país em África contemplado com este financiamento do Banco Mundial para compra de vacinas. Isto demostra que o país está a fazer um bom trabalho e foi reconhecido”, apontou aquele director que considerou que este apoio vai ajudar o arquipélago a continuar e reforçar a luta contra a pandemia do novo coronavírus.

Gilson Pina disse ainda tratar-se de um “marco histórico” e vai permitir ao país iniciar muito brevemente com a campanha de vacinação que irá abranger cerca de 35% da população, sendo que 20% são prioritários.

“Neste momento não há uma especificidade clara sobre que tipo de vacina que vamos comprar, mas há uma orientação clara que desde que as vacinas sejam aprovadas e cumpram todos os requisitos traçados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) iremos avançar”, referiu, realçando que o Governo vai pautar pela dinâmica que garanta o sucesso da luta contra a pandemia.

Em comunicado de imprensa, o Banco Mundial explicou que esta é a primeira operação financiada em África e visa apoiar o plano de imunização do país para a covid-19 e auxiliar na compra e distribuição da vacina em linha com a iniciativa COVAX de Acesso Global às Vacinas de covid-19.

Este financiamento adicional vai apoiar o arquipélago nos esforços para compra e distribuição de mais de 400.000 doses da vacina para covid-19, bem como de equipamentos de protecção pessoal, como máscaras e suprimentos médicos, de modo a garantir uma implementação eficaz da campanha de vacinação.

AV/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos