Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Covid-19: Autoridades continuam à procura de solução para repatriamento dos cabo-verdianos no Senegal – Embaixada

Cidade da Praia 17 Abr (Inforpress) – A Embaixada de Cabo Verde no Senegal garantiu hoje que as autoridades cabo-verdianas têm acompanhado de perto o caso das pessoas que ficaram retidas em Dakar e continua à procura de uma solução para o regresso deles a Cabo Verde.

Numa nota publicada na sua página do facebook, a Embaixada lembra que com o surto do novo coronavírus as fronteiras, tanto de Cabo Verde como as do Senegal, foram encerradas por medida de precaução.

Na sequência disso, recordou, os voos entre os dois países foram suspensos, levando com que um número razoável de cidadãos cabo-verdianos ficasse retido em Dakar, quase todos eles com bilhetes de regresso adquiridos em várias companhias.

Sendo assim, as autoridades em Cabo Verde, segundo o mesmo documento, têm acompanhado de perto este caso e continuam à procura de uma solução satisfatória, que é o regresso a Cabo Verde.

“Estes passageiros ficaram privados do seu ambiente normal e com dificuldades, atendendo às necessidades primárias que a situação acarreta. Alguns deles encontravam-se em tratamento médico, portanto sem recursos de subsistência por tempo prolongado no exterior”, adiantou.

Face a essa situação, que considerou ser “delicada”, a Embaixada, de acordo com as orientações do Governo, tem vindo no actual contesto a conceder apoio à maioria dos passageiros retidos para despesas de alojamento e alimentação, a partir da data prevista para os respectivos regressos até ao dia 17 de Abril.

Igualmente, informou que os estudantes que viram suas residências universitárias encerradas desde 17 de Março estão a ser apoiados na “medida do possível”, com instalações arrendadas para os acolher.

Mais uma vez, a Embaixada de Cabo Verde no Senegal alerta aos cidadãos cabo-verdianos para a observância das indicações que as autoridades senegalesas têm transmitido com vista ao controlo da Covid-19, sobretudo as medidas de confinamento, de distanciamento social e de higiene.

A Embaixada continua encerrada, contudo os interessados podem contactar a representação diplomática no Senegal através dos seguintes número de telemóveis 774104541 ou 774698965.

AM/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos