Covid-19: Autarca da Praia apela aos praienses a cumprirem com as medidas de prevenção (c/áudio)

Cidade da Praia, 20 Ago (Inforpress) – O presidente da CMP apelou hoje aos praienses a cumprirem com as medidas de prevenção da covid-19, para diminuir o número de casos positivos e tirar a capital do País da lista das cidades com mais infecções.

O repto foi lançado por Óscar Santos, hoje, em declarações aos jornalistas depois de entregar ao Hospital Agostinho Neto (HAN) um dispensador de álcool gel e distribuir máscaras às vendedeiras e clientes no mercado do Plateau.

Segundo o autarca, o uso adequado de máscaras, associado à lavagem das mãos e distanciamento social são medidas essenciais e fundamentais para combater a propagação da covid-19, sobretudo na capital do País, que tem neste momento mais de 2.010 casos de infecções.

O presidente revelou que em alguns bairros são notáveis e visíveis aglomeração de pessoas sem o devido distanciamento social e sem uso adequado das máscaras, medidas essas que, no seu entender, é uma má imagem para a capital do País, que é o basilar e essencial para o funcionamento da economia de Cabo Verde.

“As pessoas precisam ter um nível de sensibilização e fazer a sua parte para que daqui a 15 ou 20 dias o número de contágio na Cidade da Praia possa diminuir”, apelou.

Adiantou que só hoje a Câmara Municipal da Praia (CMP) distribuiu cerca de 500 máscaras, tanto às vendedeiras como aos clientes, mas sublinhou que o mais importante não é distribuir, mas sim passar a mensagem para que as pessoas possam usar máscaras.

Óscar Santos explicou que numa primeira fase a autarquia já tinha distribuído máscaras juntamente com as cestas básicas, atingindo um total de 80 mil pessoas, e que consoante a evolução da situação pandémica a câmara tem ajustado as medidas.

Durante a distribuição das máscaras dentro do mercado, a Inforpress constatou que algumas vendedeiras estavam satisfeitas com esta iniciativa, mas outras mostraram o seu desagrado e descontentamento, alegando que não receberam os 10 mil escudos prometido durante o estado de emergência.

Na ocasião, Óscar Santos esclareceu que a câmara tinha apenas a função de enviar ao Ministério da Família e Inclusão Social uma lista com nomes das pessoas a serem beneficiadas.

No acto de entrega do dispensador de álcool gel ao Hospital Agostinho Neto, a enfermeira superintendente Edite Silva, agradeceu o gesto da autarquia praiense, assegurando que vai ajudar no reforço da segurança no atendimento hospitalar, principalmente no serviço de urgências que é a porta do sistema nacional de saúde.

AV/DR
Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos