Covid-19: Aparecimento e desenvolvimento da pandemia na África Lusófona debatido em sessão online

Cidade da Praia, 28 Mai (Inforpress) – O Instituto de Higiene e Medicina Tropical, da Universidade Nova de Lisboa (IHMT NOVA) e a APAH promovem esta sexta-feira, 29, uma sessão online para debater o aparecimento e desenvolvimento da pandemia na África Lusófona.

De acordo com um comunicado enviado à Inforpress, a sessão online do ciclo de Web Seminars envolve profissionais da saúde e é organizada sob o lema “Conhecer, organizar, vencer, investigar e diagnosticar” e pretende debater o aparecimento da covid-19 e os impactos do novo coronavírus nas populações e sistemas de saúde da África Lusófona.

A iniciativa é do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, da Universidade Nova de Lisboa (IHMT NOVA) e da Associação de Administradores Hospitalares (APAH), e conta com o apoio do Centro Ciência LP e da Comunidade Médica de Língua Portuguesa (CMLP).

De acordo com a nota, o encontro online conta com a moderação do  ministro da Saúde de São Tomé e Príncipe, de Edgar Neves, do médico especialista em Saúde Pública e secretário permanente da Comunidade Médica de Língua Portuguesa, Francisco Pavão, e da bastonária da Ordem dos Médicos de Angola, Elisa Gaspar.

A sessão conta ainda com a participação dos palestrantes Magda Robalo, antiga ministra da Saúde da Guiné Bissau, Maria da Luz Lima, presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública de Cabo Verde e de Eusébio Chaquisse, chefe do Departamento de Cuidados de Saúde Primários do Ministério da Saúde de Moçambique.

As sessões são abertas ao público, que pode colocar questões durante o encontro online, esperando-se a contribuição de profissionais de saúde, cientistas, estudantes e de todos os interessados em saber mais sobre o vírus que está “a mudar o mundo”.

O comunicado a que a Inforpress teve acesso realça que os interessados poderão inscrever-se e colocar as suas questões no webinar “Aparecimento e desenvolvimento da pandemia na África Lusófona” através do link https://apah.zoom.us/webinar/register/WN_87NgdfKbSveZ5-dFxMmM1g.

Em África, a covid-19 já provocou 3.696 mortes em mais de 124 mil casos de infecção, em 54 países.

A nível global a pandemia da covid-19 já provocou mais de 355 mil mortos e infectou mais de 5,7 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço da agência de notícias AFP.

Mais de 2,2 milhões de doentes foram considerados curados.

CM/HF//AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos