Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Covid-19: A situação actual vai requerer de todos nós um forte sentido de responsabilidade – Ministro das Finanças

Cidade da Praia, 18 Mar (Inforpress) – O vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, considerou hoje que a situação actual vai requerer de todos um forte sentido de responsabilidade e alertou que o país vai enfrentar sérias consequências económicas.

“O Estado está consciente do enorme trabalho e responsabilidade que tem pela frente com esta crise. Mas, o Governo gostaria de chamar atenção para um forte sentido de responsabilidade de as empresas, famílias e cada um de nós para que possamos ser todos parte da solução, juntamente com o Estado”, afirmou Olavo Correia, na sua página oficial no Facebook.

No entender de Olavo Correia, a confiança económica está hoje “completamente debilitada” e que sem mobilidade, o país estará “muito atingido” em termos económicos.

“O país vai enfrentar sérias consequências económicas, entre outras, do ponto de vista da redução do turismo (com as suas várias ramificações), da redução das receitas da FIR Oceânica, de redução de receitas de todo o tráfego aeroportuário e, lato-senso, de tudo o que tem a ver com a própria economia”, sublinhou.

Segundo o ministro, por causa da situação do Covid-19, o Governo de Cabo Verde está já a trabalhar com o Banco Mundial (BM), com o Fundo Monetário Internacional (FMI) e com os demais parceiros internacionais, igualmente com os parceiros internos.

Na mesma linha, o vice-primeiro-ministro avançou que, brevemente, e sob indicação do primeiro-ministro, o Conselho de Concertação Social irá reunir-se com o objectivo de discutir as medidas que o país vai tomar para a salvaguarda das pessoas e dos seus postos de trabalho.

“Estamos a falar de uma crise ainda imprevisível. Não há ainda noção do tempo que vai levar e dos valores que vão ser necessários mobilizar, mas estamos confiantes que vamos conseguir ultrapassá-la”, referiu.

Olavo Correia garantiu que o Governo está neste momento focado na protecção das pessoas e dos seus postos de trabalho e criar as condições.

Tudo isso, conforme ele, para que, passada esta fase, possa ser possível reforçar as bases para retomar e acelerar a dinâmica de crescimento da economia cabo-verdiana, que estava numa fase “muito boa, com crescimento a atingir os 6%”

O coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, infectou mais de 200 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 8.200 morreram.

Das pessoas infectadas, mais de 82.500 recuperaram da doença.

O surto começou na China, em Dezembro, e espalhou-se por mais de 146 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

DR/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos