Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Covid-19: A hora não é de buscar eventuais culpados mas de juntos lutarmos contra o vírus – SG do MpD

Cidade da Praia, 17 Abr (Inforpress) – A secretária-geral (SG) do MpD, Filomena Delgado, disse hoje que o momento não é de buscar eventuais culpados na gestão do dossiê da crise na Boa Vista mas sim de “lutarmos juntos” contra com a covid-19.

Filomena Delgado falava numa conferência de imprensa, convocada para reagir às declarações da presidente do PAICV (oposição), Janira Hopffer Almada, que quinta-feira, defendeu a necessidade de se fazer um trabalho para identificar “todos os erros e falhas cometidas” desde início na gestão deste dossiê e tomar as medidas que para erros desta natureza não voltem a acontecer.

A responsável do partido que sustenta o Governo adiantou que o executivo já assumiu as responsabilidades pelos eventuais erros cometidos e que o Movimento para a Democracia acredita que as lições tiradas ajudarão na gestão futura de situações similares.

O momento, salientou, é de “olhar para frente” e lutar contra o vírus sem politizar, como de resto, recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Há essa necessidade de olharmos para frente e tirar as lições que sejam possível tirar daquilo que ocorreu na Boa Vista. O Governo tem responsabilidade e já assumiu eventuais erros cometidos”, disse, salientando que os trabalhadores têm também as suas responsabilidades, já que forçaram uma saída, que foi autorizada, com o compromisso de cumprirem a quarentena obrigatória, que não foi respeitada por alguns.

“Face à tensão que se registou no Hotel Riu Karamboa, as autoridades concordaram com a saída dos trabalhadores, mesmo antes de se conhecer os resultados dos testes, mediante a assinatura de uma declaração em que se comprometiam a fazer a quarentena domiciliar e uns não cumpriram”, lembrou.

Filomena Delgado frisou que o mundo está perante uma pandemia, com vários países em situação de muitas dificuldades. Cabo Verde, conforme sustentou, tem conseguido gerir a situação até agora com resultados positivos.

“A hora não é de buscas eventuais culpados, mas de juntos lutarmos com o covid-19”, reafirmou, manifestando a solidariedade do partido para com a população da Boa Vista e apelando a participação de todos nesta luta que é de todos, e cumprindo as orientações sanitárias.

Ao Governo exorta que continue a implementar as medidas que respondam as crises sanitárias, económicas e social no país.

Cabo Verde conta com 56 casos positivos da covid-19, sendo 51 na ilha da Boa Vista, quatro Cidade da Praia e um na ilha de São Vicente. Dos casos confirmados, registou-se um óbito, um cidadão inglês de 62 anos, que se encontrava de férias na ilha, e um doente recuperado.

A nível mundial pandemia da covid-19 já matou pelo menos 145.673 pessoas em desde que surgiu em Dezembro na China, segundo um balanço da AFP às 11:00, que dá conta de mais de dois milhões de infectados em 193 países.

MJB/CP

Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos