Covid-19: 78,2% da população adulta em Cabo Verde já recebeu a 1ª dose da vacina – DNS

Cidade da Praia, 04 Out (Inforpress) – O director nacional da Saúde informou hoje que 78,2 por Cento (%) da população adulta em Cabo Verde já recebeu a vacina contra a covid-19 e 16 concelhos já atingiram a meta de 70% de cobertura do plano de vacinação.

Jorge Noel Barreto avançou estas informações durante a habitual conferência de imprensa para fazer o balanço da situação epidemiológica da pandemia da covid-19 em Cabo Verde.

Apesar de a maioria dos concelhos ter já cumprido a meta de vacinar 70% ou mais da sua populção, o responsável realçou, porém, que existem ainda alguns municípios que precisam melhorar a sua performance e massificar o plano de vacinação, para que o País possa atingir os seus objectivos.

Neste momento, prosseguiu, os concelhos da Ribeira Grande de Santo Antão e Paul já atingiram os 70% da população com a taxa de cobertura das duas doses de vacina contra a covid-19.

O director nacional da Saúde aproveitou a oportunidade para lembrar as pessoas que ainda não tomaram a decisão se imunizar com a vacina da AstraZeneca, por opção, que neste momento Cabo Verde tem disponíveis outras marcas da vacina, como a da Moderna, doadas pelos Estados Unidos.

Segundo este responsável, esta vacina começará a ser aplicada a partir desta terça-feira-feira, na ilha de Santiago, salientando que as 100 mil doses de vacina servirão para ajudar o país a cumprir o seu plano de vacinação.

Considerou-a uma vacina “eficaz” e “segura”, cujo intervalo entre a primeira e segunda dose é de 28 dias, um período mais curto do que a vacina da Astrazeneca.

Quanto à possibilidade de Cabo Verde começar a aplicar a terceira dose de vacina, Jorge Noel Barreto informou que neste momento a disponibilidade é limitada, salientando que o foco de do arquipélago é imunizar nesta fase toda a população com as duas doses, de forma a reforçar o efeito.

Cabo Verde registou nas últimas 24 horas dois óbitos por covid-19 e mais 43 casos positivos, perfazendo um total de 37.01 casos positivos acumulados.

O país passa a contabilizar assim 470 casos activos, 36,863 casos recuperados, 344 óbitos, 15 óbitos por outras causas e 9 transferidos, perfazendo um total de 37.701 casos positivos acumulados.

No sentido de mitigar as consequências da pandemia de COVID-19 em Cabo Verde, Jorge Noel Barreto apelou às pessoas para que adiram à campanha de vacinação contra a COVID-19 que está a decorrer em todo o país, para que todos possam estar protegidos o mais rápido possível.

Reforçou de igual modo o apelo para que as pessoas cumpram o distanciamento social, usem máscara e pratiquem a higienização das mãos e demais recomendações das autoridades sanitárias, para evitar a propagação da covid-19.

A covid-19 provocou pelo menos 4.798.207 mortes em todo o mundo, entre mais de 234,85 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.
A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

CM/JMV
Inforpress/Fim.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos