Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Covid-19: 70% das pessoas em quarentena estão no concelho da Praia

Cidade da Praia, 23 Abr (Inforpress) – Quase 70% de pessoas em quarentena em Cabo Verde, por causa do novo coronavírus, estão neste momento no concelho da Praia, revelou hoje o director do Serviço de Prevenção e Controlo de Doenças, Jorge Noel Barreto.

Na habitual conferência de imprensa para fazer o ponto de situação da Covid-19 no país, o responsável começou por lembrar que hoje registaram-se mais nove casos positivos de Covid-19, todos no concelho da Praia.

“Nós temos, em relação a casos suspeitos, oito no concelho da Praia e um na Boa Vista”, esclareceu Jorge Noel Barreto.

Em relação a pessoas em quarentena, Jorge Noel Barreto detalhou que 233 estão no concelho da Praia, 06 no Concelho de Santa Catarina de Santiago, 45 no concelho do Tarrafal, 08 na Ribeira Grande de Santo Antão, 03 no Paul, 09 em Porto Novo, 07 em São Vicente, 20 no Sal e 04 na ilha de São Nicolau, totalizando assim 335 pessoas nesta situação.

O director do Serviço de Prevenção e Controlo de Doenças voltou a apelar para uma melhor utilização da linha 800 11 12.

“Nós temos verificado que pessoas com sintomas respiratórios, dentre os quais alguns dos casos confirmados, procuram directamente as estruturas de saúde, os bancos de urgência, quando nós temos estado a fazer um apelo para que telefonem antes para a linha verde. Nós continuamos a fazer este apelo, de forma que haja a redução de risco de propagação, que é o que se pretende”, frisou.

Tendo em conta que “os casos no concelho da Praia continuam a aumentar”, uma situação “já esperada”, Jorge Noel Barreto reforçou a importância da adopção das medidas de prevenção.

“Isso quer dizer, a questão da lavagem das mãos, a questão do distanciamento social, com as pessoas a evitar, na medida do possível, as deslocações desnecessárias e a questão da limpeza do ambiente com um desinfectante adequando, podendo ser lixívia ou álcool, conforme a disponibilidade da substancia”, acrescentou.

Cabo Verde regista actualmente 82 casos de covid-19, sendo 52 na ilha da Boa Vista, 28 no município da Praia (dois dos quais vindos da Boa Vista), um no concelho do Tarrafal e um na ilha de São Vicente.

Dos casos confirmados, registou-se um óbito, um cidadão inglês de 62 anos, que se encontrava de férias na ilha da Boa Vista, e um doente recuperado.

A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 184 mil mortos e infectou mais de 2,6 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detectado no final de Dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa 4,5 mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), encerraram o comércio não essencial e reduziram drasticamente o tráfego aéreo, paralisando sectores inteiros da economia mundial.

GSF/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos