Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Covid-19: 41.616 pessoas já receberam primeira dose da vacina em Cabo Verde – DNS

Cidade da Praia, 14 Jun (Inforpress) – O director nacional da Saúde, Jorge Noel Barreto, disse hoje que um total de 41.616 pessoas já recebeu a primeira dose de vacina em Cabo Verde e quanto mais aderirem mais serão vacinadas.

Jorge Noel Barreto, que falava em conferência de imprensa para fazer o balanço semanal da covid-19 no País, avançou que deste total, pessoas ilegíveis com mais de 18 anos vacinadas representam 11% da população, profissionais de saúde 99,7%, doentes crónicos 16,5% e com 60 e mais anos 48%.

“Se considerarmos as estimativas do INE isso é um bom resultado para as pessoas com 60 e mais anos, embora precisamos melhorar ainda mais este indicador, sendo que o desejável é que tenhamos 70% de pessoas, nesta fase de idade, vacinadas por serem os que, devido a complicações e doenças crónicas, mais recorrem aos hospitais”, disse.

Ainda segundo aquele responsável, cerca de mil professores já receberam a primeira dose de vacina, representando 4,9% do que está previsto no plano de vacinação, enquanto que 1.262 policiais e 609 militares já receberam a vacina.

No sector do turismo o director nacional da Saúde avançou que 566 pessoas já foram vacinadas, o que representa 5% do previsto no plano da vacinação.

“Neste momento, a vacinação está sendo acelerada no Sal e na Boa Vista, pois, com a vacinação a decorrer nos países emissores dos turistas uma das condições que pedem é que os destinos dos seus cidadãos sejam vacinados para reduzir a possibilidade de haver propagação de infecções”, afirmou, lembrando que já foi aprovado um passaporte sanitário para os viajantes.

Jorge Noel Barreto reforçou ainda na sua comunicação a ideia de que o Governo está a trabalhar para que todas as pessoas sejam vacinadas ainda este ano.

No País, segundo disse, os concelhos com uma percentagem aceitável de população ilegível vacinada são Ribeira Brava, com 27% de população vacinada, Tarrafal de São Nicolau, com 22.7%, Paul 23%, Brava 22% e Maio 18%.

Já o concelho da Praia tem 10% da população ilegível vacinada, Sal 12%, Boa Vista 7.4% e São Vicente 15%.

A vacinação, explicou, visa reduzir e evitar circulação de variantes e complicações por causa de covid-19, assim como diminuir as mortes.

Cabo Verde, que registou hoje 32 infecções pelo novo coronavírus, contabiliza 811 casos activos, 30.542 casos recuperados, 276 óbitos, perfazendo um total acumulado de 31.647 casos positivos.

PC/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos