Cidade da Praia, 13 Jan. (Inforpress) – A Câmara Municipal da Praia está a aventar a possibilidade de alocar a Corrida da Liberdade, que tradicionalmente seria realizada hoje, 13 de Janeiro, para as festividades do Município, que se assinalam a 19 de Maio.
Considerada a maior prova do calendário do atletismo cabo-verdiano, a Corrida da Liberdade, instituída pela Câmara Municipal da Praia em 1998 como forma de assinalar o Dia da Liberdade e da Democracia, foi este ano suspensa, no quadro da resolução governamental, para fazer face à pandemia de covid-19, por se tratar de uma prova de multidão.
Considerada a prova que envolve maior número de atletas nacionais e internacionais e um número significativo de atletas não federados, que tradicionalmente participam na “Corrida Massiva”, a autarquia da capital, segundo o director do desporto, acatou com toda a naturalidade esta decisão, já que o momento desaconselha a realização de actividades do género.
Sandieta Sequeira disse que a Câmara Municipal da Praia já tinha as condições criadas para a realização da edição 2022 da Corrida da Liberdade, pelo que estuda a possibilidade de transferir esta prova para 19 de Maio, por ocasião das festividades do Município da Praia, dependendo da evolução da pandemia de covid-19.
Ao que apurou a Inforpress junto da Federação Cabo-verdiana de Atletismo, instituição que assegura a parte técnica desta prova, a Câmara Municipal da Praia pretende fazer com que a prova regresse em força a 2022, pelo que vai colocar um milhão de escudos exclusivamente para prémios monetários aos campeões, nas mais diversas categorias em competição.
SR/ZS
Inforpress/Fim