Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Corpo de Escutismo Católico Cabo-verdiano lança “ABC do Escutismo” em três volumes

Cidade da Praia, 21 Jul (Inforpress) – O Corpo de Escutismo Católico Cabo-verdiano (CEC-CV) procede esta sexta-feira, ao lançamento do Livro “ABC do Escutismo” editado em três cadernos, em cerimónia a realizar-se, nos jardins do Palácio da Presidência da República.

De acordo com o CEC-CV, o ABC do Escutismo” é um projecto dedicado às crianças, aos adolescentes, aos jovens e às famílias de Cabo Verde cuja publicação, nesta primeira fase consiste em três cadernos: “O tesouro que descobri”, “Ste e Djack, os heróis da fraternidade” e “Mais de 100”.

Os cadernos trazem estórias que revelam o significado do escutismo e como é vivido por aqueles que dele escolheram fazer parte.

“O Projecto ABC do Escutismo pretende colmatar a lacuna de materiais de divulgação deste grande Movimento Educativo, que chegou a Cabo Verde há mais de 100 anos e que ganhou visibilidade a partir da década de 90 deste século, com o advento da democracia e o incentivo à participação activa e consciente dos cidadãos na construção do País”, lê-se num comunicado da organização.

É também objeticvo do ABC do Escutismo, refere a mesma fonte, “valorizar o modo de ser, de estar e de agir do (a) cabo-verdiano (a), particularmente do cidadão praiense, que pertence a este Movimento Educativo”.

A promotora deste projecto, Zezinha Alfama, considera o escutismo como a maior associação infanto-juvenil existente actualmente em Cabo Verde e acredita que a chegada deste “material pedagógico aos mais novos poderá ter impacto nas famílias e nas comunidades em geral, e sobretudo na sua organização escutista, podendo ser um incentivo a um querer fazer parte desta fraternidade”.

O Corpo do Escutismo Católico Cabo-verdiano conta com mais de 3000 escuteiros e cerca de 500 dirigentes, de acordo com o Censo 2020.

O Escutismo é referenciado como uma das maiores organizações de voluntariado do Mundo.

Depois do seu lançamento na Cidade da Praia, o “ABC do Escutismo” será apresentado no domingo, 25, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, na cidade de Assomada e a 31 deste mês, na Igreja de São Vicente, no Mindelo.

SR/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos