Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Coreia do Norte mostra fotos da Terra tiradas a partir do míssil lançado no domingo

 

Seul, 22 Mai (Inforpress) – A Coreia do Norte mostrou hoje fotos da Terra tiradas por uma câmara instalada no míssil que lançou no domingo numa aparente tentativa para demonstrar que domina a tecnologia de reentrada para projéteis balísticos.

O Rodong Sinmun, diário oficial do Partido dos Trabalhadores, no poder, publicou hoje dezenas de fotos a cores do lançamento do míssil misil Pukguksong 2, no domingo, nas quais se incluem várias imagens do planeta tiradas a grande altitude (o projétil alcançou uma altura máxima de 560 quilómetros).

Foi a primeira vez que o regime de Kim Jong-un mostrou imagens tiradas a partir de uma câmara instalada num dos seus mísseis.

Peritos já disseram que cinco dessas fotos publicadas na página 3 do jornal parecem ter sido tiradas quando o míssil estava a fazer a sua reentrada nas camadas mais baixas da atmosfera.

Até à data o regime de Pyongyang nunca tinha apresentado dados concretos sobre o desempenho dos seus projéteis na altura da “reentrada na atmosfera”, impedindo a avaliação das suas verdadeiras capacidades.

No início do ano, o líder norte-coreano, Kim Jong-un, disse que estava muito avançado o desenvolvimento de um míssil intercontinental, com o qual poderia atingir os Estados Unidos.

Esta declaração, e os insistentes testes de Pyongyang apesar das sanções das Nações Unidas, levaram o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a ripostar com declarações duras e a elevar ainda mais a tensão na península coreana com insinuações de que poderia realizar um ataque preventivo.

Lusa/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos