Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Coordenadora da ONU realça contributo do planeamento estratégico de desenvolvimento local na implementação do ODS

Cidade da Praia, 21 Jun (Inforpress) – A nova coordenadora residente do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde, Ana Graça, realçou hoje, na cidade da Praia, o contributo do planeamento estratégico de desenvolvimento local na implementação dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A diplomata falava aos jornalistas depois de uma visita de cortesia ao presidente da Câmara Municipal da Praia, Óscar Santos, seguida de um encontro com a equipa camarária, onde teve a oportunidade de conhecer alguns projectos em implementação, de analisar com o edil a possibilidade de trazer parceria e algum projecto de impacto para o desenvolvimento local.

De entre os programas apresentados está Plataformas para o Desenvolvimento Local e os ODS em Cabo Verde, implementado pelo Governo de Cabo Verde e pela Associação Nacional dos Municípios com apoio do PNUD.

“É um projecto que está já em curso em nove municípios do país e que me parece uma visão muito boa da parte do Governo no sentido de através deste planeamento estratégico de desenvolvimento local contribuir também para a implementação dos ODS e de uma forma bastante inclusiva e participativa com a comunidade e demais parceiros ao nível local”, disse a coordenadora.

Durante o seu encontro com a equipa camarária, Ana Graça teve a oportunidade de conhecer também o projecto financiado pelo Ayuntamiento de Madrid à cidade da Praia e que irá contribuir para a localização dos ODS a nível dos bairros da capital.

Trata-se de uma proposta que envolve várias outras cidades a nível da América do Sul e América Latina e que visa uma aposta no desenvolvimento local com o enfoque na segurança urbana e a nível do assentamento inclusivo das comunidades.

“Portanto é um projecto muito ligado ao objectivo 17 também ao objectivo 16 que tem a ver efectivamente com a paz, justiça e instituições e eficazes”, que manifestou a disponibilidade em colaboração com o Governo e com os municípios a nível da promoção do desenvolvimento local.

O encontro contou ainda com a presença da coordenadora da Unidade de Desenvolvimento Local e conselheira do primeiro-ministro, Francisca Santos.

MJB/ZS

Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos