Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Cooperação entre Cabo Verde e Luxemburgo é uma história de sucesso – Mars Di Bartolomeo

 

Ribeira Grande, 26 Out (Inforpress) – O presidente da Câmara dos Deputados (Parlamento) Luxemburguês, Mars Di Bartolomeo, considerou hoje, em Santo Antão, que a cooperação entre Cabo Verde e Luxemburgo é uma “success story” (história de sucesso).

O parlamentar luxemburguês afirmou que o convite do presidente do parlamento cabo-verdiano, Jorge Santos, “é uma grande ocasião para conhecer e tocar os resultados” da cooperação entre os dois países implementados com fundos autorizados pela Câmara dos Deputados.

Mars Di Bartolomeo destacou a visita que fez à Escola de Hotelaria e Turismo, em Santiago, e já em Santo Antão, à Escola Técnica do Porto Novo, ao hospital regional João Morais, ao Internato Grão-ducado do Luxemburgo, entre outras infra-estruturas financiadas pela cooperação luxemburguesa.

“Penso que a cooperação entre os nossos dois países nasceu de uma grande amizade e de um forte engajamento dos dois lados”, disse Di Bartolomeo, que “já conhecia muitos cabo-verdianos mas ainda não conhecia o país”, pelo que a visita ao arquipélago serviu para “sentir tocar a Morabeza” que caracteriza os cabo-verdianos.

“Adorei estas ilhas, onde encontrei uma nova família”, disse o presidente do Parlamento luxemburguês, considerando que “juntos podemos lutar contra as diferenças sociais e contra a pobreza, como forma de contribuir para criar as condições para que, os cabo-verdianos como os luxemburgueses, possam sentir-se bem lá onde vivem, com boas condições de trabalho e emprego, bem como de perspectivas de futuro que evite a necessidade de deixarem o seu país”.

Em declarações aos jornalistas, o presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos, destacou os impactos que os investimentos disponibilizados por Luxemburgo tiveram no desenvolvimento da ilha de Santo Antão, nos diversos sectores, pelo que entendeu levar o presidente do parlamento luxemburguês a tomar contacto directo com algumas dessas infra-estruturas e constatar os impactos que tiveram na vida das populações locais.

A implementação de uma diplomacia parlamentar é outro objectivo desta visita dos parlamentares luxemburgueses, convidados de Jorge Santos.

Num pequeno discurso de boas-vindas, o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande e da Associação dos Municípios de Santo Antão, Orlando Delgado, disse a Di Bartolomeo que “está em casa, aqui em Santo Antão”, onde “embora não tenhamos hotéis de cinco estrelas, temos um coração de cinco estrelas”.

“Se hoje estamos onde estamos em termos de desenvolvimento, sobretudo em Santo Antão, foi porque tivemos uma grande ajuda do Luxemburgo”, disse Orlando Delgado.

A delegação dos parlamentares cabo-verdianos e luxemburgueses deixou a ilha de Santo Antão esta tarde, após uma visita de cerca de sete horas.

HF/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos