Conversas abertas com os jovens marcam as celebrações alusivas ao Dia Mundial da Juventude

 

Cidade da Praia, 12 Ago (Inforpress) – O Dia Mundial da Juventude que se assinala este sábado, 12 de Agosto, vai ser marcado por diversas actividades a nível do país, com destaque para as conversas abertas entre os jovens e os líderes dos dois maiores partidos políticos do país.

O presidente do Movimento para a Democracia (MpD), Ulisses Correia e Silva vai estar numa grande conversa aberta promovida pela Juventude para a Democracia (JpD), que quer desta forma cumprir o compromisso de “dar vez e voz” à juventude cabo-verdiana.

O evento está marcado para as 16:00, na Cidade da Praia, segundo o secretário-geral da JpD, Ismael Teixeira.

Por seu lado a presidente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), Janira Hopffer Almada, vai estar em Santa Cruz (interior de Santiago) num evento similar realizado pela Juventude do PAICV (JPAI).

Tendo como tema “Desafios da Juventude”, o encontro, para além da Janira Hopffer Almada terá como oradores o presidente da JPAI-Nacional, Fidel Cardoso de Pina e o DJ Pensador.

“Pretende-se, num ambiente completamente informal e descontraído, debater com os jovens da região os principais desafios, preocupações e aspirações, visando construir soluções e ou propostas de políticas mais inclusivas para o desenvolvimento do país”, indicou a JPAI.

Para além dos encontros promovidos ao nível do partido, o dia vai ser marcado por actividades promovidas por outras entidades como as Câmaras Municipais.

Por exemplo, a autarquia de São Domingos em parceria com a Federação Cabo-verdiana da Juventude e Associação Pró-África, propõem realizar dois dias de Associativismo, Voluntariado e Promoção da Cultura de Paz, tornando o município de São Domingos “Capital da Juventude 2017/2018”.

A Câmara Municipal de São Domingos aproveitará o dia para inaugurar o Centro do Empreendedorismo Jovem de São Domingos, situado nas antigas instalações do Centro da Juventude de São Domingos, um acto que vai ser presidido pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.

Campanha de limpeza, plantação da “árvore da juventude” e pintura do mural da juventude e animação cultural são outras actividades que vão marcar o dia Mundial da Juventude em São Domingos.

Na Cidade da Praia, a efeméride é também celebrada com diversas actividades culturais, recreativas e desportivas.

O Dia Internacional da Juventude celebra-se a 12 de agosto, por resolução da Assembleia Geral da ONU em 1999, em resposta à recomendação da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, reunida em Lisboa, de 8 a 12 de agosto de 1998.

MJB/FP

Inforpress/fim

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos