Consulados e embaixadas de Cabo Verde já emitiram 35 mil passaportes nos anos de 2017 e 2018 – ministro

Cidade da Praia, 14 Fev (Inforpress) – O ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades e ministro da Defesa, Luís Filipe Tavares, anunciou hoje que os consulados e embaixadas de Cabo Verde já emitiram 35 mil passaportes, entre 2017 e 2018.

Luís Filipe Tavares fez essas afirmações durante o debate parlamentar, com interpelação ao Governo sobre a mobilidade, circulação e integração.

O governante começou por dizer que após a criação do consulado de Cabo Verde em Nice, França, está neste momento a servir mais de 40 mil cabo-verdianos, com a emissão de passaportes a ultrapassar a ordem dos 400.

Conforme explicou, as complicações no processo de emissão de passaportes, que se verificavam antes, já foram ultrapassados, avançando que entre 2017 e 2018 já foram produzidos só na diáspora 35.000 mil passaportes.

“Nos casos mais relevantes de 2017 a presente data, só em Lisboa emitimos mais de 15 mil passaportes, em Paris mais de sete mil e em Boston mais de cinco mil”, precisou.

Atestou também que em 2018, a produção de emissão de passaportes na diáspora aumentou significativamente, tendo sido em Lisboa 7.634 passaportes, Paris 4. 323, Boston 2.748, Angola 1.026, Luxemburgo 819, Espanha 708, Senegal 270 e Brasil 228.

“Em 2019, a tendência é para um crescimento ainda maior, pois só no mês de Janeiro e nos dez primeiros dias de Fevereiro, podemos registar mais de 2000 passaportes já emitidos. A média diária de produção de passaportes é de 80, e o tempo médio de espera para obtenção de um passaporte é de sete dias”, referiu.

Adiantou ainda que no inicio deste mês, foi lançado um portal consular do Ministério dos Negócios Estrangeiros, com alguns serviços disponibilizados ao cidadão, sem qualquer contacto ao postos físicos de atendimento.

Com isso, salientou que até o fim do semestre em curso, o Governo conta introduzir para a diáspora vários outros serviços, para além de pedidos de passaportes electrónicos por via do portal, validação e renovação da carta de condução, legalização de documentos e reconhecimento das assinaturas de procurações.

HR/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos