Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Conservador Alejandro Giammattei vence presidenciais na Guatemala – resultados preliminares

Guatemala, 12 Ago 2019 (Inforpress) – O candidato conservador Alejandro Giammattei venceu as presidenciais de domingo na Guatemala, ao derrotar a rival e antiga primeira-dama Sandra Torres, quando estão contadas mais de 90% das mesas de votação, foi hoje anunciado.

Os resultados preliminares do Supremo Tribunal Eleitoral indicam que o candidato do partido Vamos obteve 59,1% dos votos, contra 40,9% para a candidata da Unidade Nacional da Esperança.

Mais de oito milhões de guatemaltecos foram chamados a votar no domingo para escolher o Presidente e o vice-Presidente que vão dirigir o país durante os próximos quatro anos, e suceder a Jimmy Morales. A tomada de posse vai decorrer a 14 de Janeiro próximo.

Com 93% das mesas (19.616 num total de 21.009) a seu favor, Giammattei venceu a eleição, com Guillermo Castillo na vice-Presidência do país.

A maior parte dos votos contados, mais de três milhões (94,5%), era válido, contra 4,4% nulos (114.696) e 1% brancos (33.490).

Nas segundas voltas eleitorais, a participação tem registado sempre, ao longo dos últimos anos no país, uma descida, o que levou as autoridades a repetir apelos ao voto ao longo da jornada eleitoral, que decorreu com tranquilidade.

Lusa/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos