Search
Generic filters
Filter by Categories
Ambiente
Cooperação
Cultura
Economia
Internacional
Desporto
Politica
Sociedade

Conselho Presbiteral da Diocese de Santiago determina integração da comunidade de Pau de Saco na Paróquia de Nossa Senhora da Luz

 

Conselho Presbiteral da Diocese de Santiago determina integração da comunidade de Pau de Saco na Paróquia de Nossa Senhora da Luz
Cidade da Praia, 22 Abr (Inforpress) – O Conselho Presbiteral (CP) da Diocese de Santiago decidiu criar uma equipa de trabalho para a harmonização dos processos matrimonias e informatização dos registos da diocese.

O Conselho que reuniu nos dias 18 e 19 de Abril, sob presidência do Bispo de Santiago determinou, ainda, integrar a comunidade de Pau de Saco (Paróquia de São Nicolau Tolentino) na Paróquia de Nossa Senhora da Luz e aprovou a informação do cardeal sobre a assinatura de um protocolo entre a Diocese e a Uni-CV, através da Caritas Diocesana e da Pastoral Universitária.

No que se refere a criação de uma equipa de trabalho para a harmonização dos processos matrimoniais e informatização dos registos da diocese, o conselho explica em comunicado, que a decisão se deveu a constatação de alguma discrepância, a nível diocesano, no que se refere aos processos matrimoniais.

“Há paróquias que fazem constar no processo certos documentos que outras não o fazem. Então, o CP decidiu criar uma comissão composta por padres e leigos liderada pelo Padre Boaventura Lopes. Esta comissão deverá começar a trabalhar imediatamente para, em Setembro, apresentar um ”draft” para avaliação do CP”, sublinha o comunicado.

Quanto a parceira com as universidades ficou a intenção da Diocese em criar um fundo de apoio aos jovens das paróquias de Santiago que têm dificuldades em suportar os estudos.

Nesta reunião ordinária, o CP decidiu, também, constituir uma comissão diocesana para a formação permanente do clero, uma vez que a Diocese encontrou abertura junto da Pontifícia União Missionária, para financiamentos parciais de projectos e formação quer para o clero quer para os leigos.

Constou ainda de deliberação desta reunião ordinária do CP, a elaboração de uma regulamentação do Acordo Jurídico entre Cabo Verde e a Santa Fé e a constituição de um secretariado vicarial da juventude.

Neste encontro o padre João Augusto, vigário geral da Diocese, apresentou ao CP o Plano Pastoral para o ano 2017/2018, que será dedicado a formação, em que todas as paroquias terão o direito a seis sessões de formação, sendo cinco formação nos primeiros sábados e uma formação/retiro para os jovens durante as férias escolásticas.

PC/CP
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos