Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Conselho Nacional da Saúde faz balanço “positivo” das actividades implementadas em ano e meio de governação

 

Cidade da Praia, 21 Jul (Inforpress) – O ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário, considerou de “positivo” o balanço efectuado hoje no Concelho Nacional de Saúde e da Segurança Social sobre as actividades implementadas após ano e meio de governação.

Arlindo do Rosário, que falava à Inforpress no âmbito da reunião realizada para analisar as politica implementadas pelo Governo no sector e apresentar o Plano Estratégico do Desenvolvimento Sanitário 2017/2021, afirmou ainda que do balanço efectuado foram constatados “ganhos nos principais indicadores” da saúde.

“Existem ainda situações em que temos de continuar a reforçar a nossa atenção, nomeadamente, na luta anti-vectorial e na avaliação do programa HIV/Sida, e vamos avançar por um estudo de prevalência”, indicou.

Para o governante, ficou claro, também, que a atenção dada a questão da luta anti-vectorial deverá ser debatida de forma a se encontrar uma “melhor comunicação”, junto da comunicação social, na apresentação dos dados.

Isso, explicou, para que os dados não sejam aparentados de forma a criar alarmismo no seio da população.

No que se refere ao Plano Estratégico do Desenvolvimento Sanitário 2017/2021, o ministro afirmou que vão ser lançados trabalhos para preparação de um novo plano, e na qual reflectirá o reforço do sector público em todos os programas, assim como no acesso que irá complementar a parceria público/privado.

“É um plano que se quer para desenvolver um sistema de saúde integrado e que tem no sector público um factor importante, mas também o privado. Um dos instrumentos importantes na execução desse plano é a parte da regulamentação do sector da saúde”, declarou.

Para além dessas deliberações, o CNSSS apresentou ainda o relatório de estatísticas 2015 e aprovou o regulamento do funcionamento do conselho.

Conselho Nacional de Saúde e Segurança Social é o órgão consultivo do membro do Governo responsável pela área da saúde e segurança social sobre as grandes opções da politica sanitária, da segurança social, no que diz respeito aos Sistemas Nacional de Saúde Segurança Social obrigatório e sua relação com a politica nacional de desenvolvimento.

PC/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos