Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Conselho directivo do Instituto do Desporto e da Juventude vai trabalhar na regulamentação orgânica – presidente

Cidade da Praia, 15 Jun (Inforpress) – O conselho directivo do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ) promete trabalhar na regulamentação orgânica junto com a tutela e com as federações, associações regionais e clubes para decidir os caminhos a trilhar “de agora em diante”.

O presidente do IDJ, Frederic Mbassa, deixou esta promessa à imprensa, logo após a cerimónia da tomada de posse para este novo órgão criado pelo Governo, para melhor gerir e executar a política pública na área do desporto e da juventude em Cabo Verde, por considerar fundamental dotar o País de um plano estratégico para o desporto.

Deixou claro, de antemão, que na sua gestão não vai haver modalidades prioritárias, com o argumento de que todas elas são importantes no desporto, ainda que “cada uma com as suas especificidades e valências”, pelo que deixou a garantia que “todas terão atenção do IDJ”, visando uma evolução conjunta e fazer com que o desporto cabo-verdiano, no seu todo, possa alavancar-se e atingir patamares de excelência.

Com a cessação da Direcção-Geral dos Desporto, avançou, há objectivo que são contínuos e que continuarão a ser válidos nesta conjuntura do desporto”, mas afiançou que pretende, com a sua equipa, apostar na formalização do desporto, mediante um levantamento estatístico e real sobre todas as modalidades, monitores e todos os atletas.

Isto é, ter dados estatísticos que possam ajudar a sua equipa a desenvolver políticas públicas directas para a juventude, num trabalho em parceria com as autoridades, pelo que apontou a organização, a estruturação, a previsibilidade e a formalização do desporto, como medidas de imediatos.

Tudo isto para permitir a cooperação e a mobilização de recursos financeiros e uma outra amplitude ao desporto cabo-verdiano.

O conselho directivo do IDJ, recentemente criado pelo Governo, é presidido por Frederic Mbassa e tem como vogais executivos os técnicos Manuel Graciano Barros e Ivanilda Reis, para as áreas do Desporto e da Juventude, respectivamente.

SR/DR

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos