Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Conselho de Segurança quer “acções concretas” para a desnuclearização da Península coreana

Nações Unidas, 20 Jul (Inforpress) – O embaixador da Holanda afirmou hoje que o Conselho de Segurança disse ao secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, que quer ver “acções concretas” da Coreia do Norte para desnuclearizar a Península coreana.

O embaixador Karel Van Oosterom, que preside ao comité do Conselho de Segurança que monitoriza as sanções contra a Coreia do Norte, afirmou que é claro para todos que os progressos estão “apenas nas conversações”.

“Esperamos por ações concretas no terreno”, disse, depois de Mike Pompeo e do ministro dos Negócios Estrangeiros da Coreia do Sul, Kang Kyung-wha, terem informado o órgão mais poderoso da ONU numa reunião à porta fechada.

Kang afirmou que a Coreia do Norte fez um “claro compromisso” para a completa desnuclearização, lembrando também os resultados da cimeira com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que decorreu em Singapura.

Karel Van Oosterom disse que Pompeo e Kang transmitiram “uma mensagem muito clara” na reunião, que a “mensagem política para alcançar a desnuclearização completa da Península Coreana continua”.

Na reunião histórica entre Donald Trump e Kim Kim Jong-un em Singapura, os dois líderes concordaram em trabalhar para a desnuclearização da Península Coreana, sem descrever quando e como isso iria ocorrer.

As negociações de acompanhamento entre Pompeo e altos funcionários norte-coreanos em Pyongyang tiveram um começo difícil, com a Coreia do Norte a acusar os Estados Unidos de fazerem exigências “unilaterais”.

Inforpress/Lusa

Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos