Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Conselho de Concertação Social analisa medidas de mitigação de impacto da Covid-19

Cidade da Praia, 23 Mar (Inforpress) – O Conselho de Concertação Social vai esta terça-feira, 24, discutir e analisar as medidas de mitigação de impacto da Covid-19 em Cabo Verde.

O impacto económico da pandemia do novo coronavírus, Covid-19, é sentido a nível global, e num país como Cabo Verde, com um “peso importante” da indústria do turismo na economia, segundo uma nota do Governo, esse impacto é pronunciado, a nível macroeconómico e a nível micro, nas empresas.

É com base nisto que o Governo está a trabalhar, auscultando as organizações empresariais e as centrais sindicais, um pacote de medidas de natureza fiscal, financeira e laboral, informou.

Durante esta reunião de concertação social, que terá lugar na Cidade da Praia, o primeiro-ministro vai apresentar um conjunto de medidas de mitigação e de apoio às empresas e à protecção dos trabalhadores que irão impactar as finanças públicas e a segurança social, imprescindíveis para evitar uma “espiral incontrolável” e ainda maior da crise.

Por estes motivos, segundo uma publicação, nas redes sociais, do ministro das Finanças, Olavo Correia, o Orçamento Rectificativo vai ser necessário para que o Estado continue a honrar com os seus compromissos para com as famílias e, num plano paralelo, para com a manutenção da vitalidade da economia de Cabo Verde e da cadeia de produção.

O Orçamento Rectificativo, que será apresentado ao Parlamento até Junho, sublinhou, visa modificar o Orçamento do Estado inicialmente aprovado, em caso de necessidade de introdução de alterações que ultrapassam as competências do Governo.

“Haverá brevemente (esperemos) um final desta crise de saúde pública e social, e até lá, teremos que ter preparadas as bases de relançamento da nossa economia. O trabalho tem que ser feito de agora. É crucial que não percamos tempo”, observou.

A reunião presidida pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, acontece no Salão de Banquetes do Palácio do Governo, pelas 09:30, com a apresentação e discussão sobre os cenários e as medidas de mitigação de impacto da Covid-19, entre outros pontos, na ordem do dia.

O Conselho de Concertação Social é composto por mais de 19 membros, entre representantes dos trabalhadores, das entidades empregadoras e do Estado.

AM/CP
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos