Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Conferência em Lisboa sobre jornalismo cabo-verdiano para homenagear Eugénio Tavares

 

Lisboa, 07 Abr (Inforpress) – O jornalismo cabo-verdiano na primeira metade do século XX vai estar em debate numa conferência a ter lugar hoje nas instalações da Associação Caboverdeana de Lisboa (ACV).

A conferência insere-se no âmbito das comemorações do 150º aniversário do nascimento de Eugénio Tavares, figura cimeira da vida cultural, política e social de Cabo Verde entre 1890 e 1930, a que a ACV se associa.

A apresentação do tema “O jornalismo cabo-verdiano na primeira metade do século XX” vai incidir mais nos escritos de Eugénio Tavares e de outros nativistas, como Luís Loff de Vasconcelos, José Lopes, Pedro Monteiro Cardoso e Juvenal Cabral.

A conferência vai ser proferida por José Marques Guimarães, historiador e investigador, do CEPESE (Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade – Universidade do Porto e Fundação Engenheiro António de Almeida).

José Marques Guimarães nasceu em Lisboa, em 1955, tendo obtido o grau de Doutor em História, na especialidade de História Contemporânea, em 2013, pela Universidade Aberta com a defesa do trabalho sobre “Intelectuais africanos no espaço político português: Desenvolvimento da sua intervenção nativista entre finais do século XIX e meados do século XX – o caso de Cabo Verde”.

É ainda Mestre em História de África pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa.

JAR/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos