Concurso Nacional de Leitura: Josmy Miranda, Bianca Isabel e Dânia Andrade são as grandes vencedoras da primeira edição

Cidade da Praia, 09 Jun (Inforpress)- Josmy Miranda, da ilha do Fogo, Bianca Isabel, da Boa Vista, e Dânia Andrade, da ilha do Sal, são as grandes vencedoras da primeira edição do Concurso Nacional de Leitura, do 1º, 2º ciclo e ensino secundário, respectivamente.

Ao todo foram nove os vencedores, sendo três de cada ciclo, além de premiados na categoria vídeos que tinham a missão de, através do trecho de um livro incentivar outras pessoas a lerem esse livro, e entrega de menções honrosas.
Josmy Miranda, Bianca Isabel e Dânia Andrade foram as grandes vencedoras do concurso, ficando classificadas nos primeiros lugares das três categorias.

Lista de classificados:

1º ciclo: No primeiro lugar ficou Josmy Miranda (Fogo), segundo lugar, Nildo Cardoso (Brava) e terceiro lugar, Ricardo Duarte (São Vicente).

2º Ciclo: Bianca Isabel (Boa Vista) obteve a primeira classificação, Quiara Semedo (Santa Catarina de Santiago) a segunda posição, e Leane Lopes (Maio), na terceira.

Ensino Secundário: Primeiro lugar foi para Dânia Andrade (Sal), no segundo Krislene Lopes (Santo Antão) e no terceiro ficou Eleania Duarte (São Nicolau).

Os três vencedores de cada ciclo ganharam kits de livros ofertados pela Biblioteca Nacional, certificados e diplomas, sendo que os primeiros classificados vão ganhar valor monetário de 100 mil escudos, os segundos, 50 mil escudos e os terceiros, 25 mil escudos.

No final, todas as primeiras classificadas manifestaram sentimento de alegria, confessando que não esperavam sair vencedoras, apesar de alguma esperança, mas cientes da importância da leitura na obtenção de mais conhecimento.

Apelaram para as próximas edições que os estudantes não desperdicem esta oportunidade e que acreditem que possam também vir a sair vencedores deste concurso, que no próximo ano sorteou a ilha do Sal para acolher a grande final.

Para a presidente da Biblioteca Nacional, Matilde Santos, e o director Nacional da Educação, Adriano Moreno, enquanto coordenadores gerais da iniciativa, o evento foi um momento fantástico em que as crianças e os adolescentes mostraram que efectivamente têm a leitura e o livro no sangue.

“Foi uma grande festa do livro e da leitura, foi uma excelente iniciativa, uma grande parceria com o Ministério da Cultura que movimentou milhares de crianças de todas as partes de Cabo Verde e isto enche-nos de orgulho, porque mostraram um nível altíssimo e muito empenho e competição”, salientou o director Nacional da Educação.

Para Matilde Santos o balanço é extremamente satisfatório, pelo impacto que isto tem e continuará a ter nos alunos de todas as faixas etárias, que mostraram destreza de linguagem e muito à vontade no palco.

Lançado em Janeiro pelo Plano Nacional de Leitura de Cabo Verde, o objectivo do concurso foi promover o desenvolvimento de competências de leitura, escrita e de comunicação, no qual se inscreveram 211 escolas de todo o país e mais de cinco mil alunos, sendo que para o final foram selecionados 15 finalistas.

A grande final aconteceu durante o dia de hoje, no Auditório Nacional, na Cidade da Praia, com participantes representantes de todas as ilhas.

ET/JMV
Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos