Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Concurso ‘Lossguia’ selecciona 14 projectos dos 28 submetidos

Mindelo, 25 Set (Inforpress) – O director do Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design (CNAD) informou hoje, em Mindelo, que já foram seleccionados 14 projectos, dos 28 submetidos ao concurso de design ‘Lossguia, Mar na criaçãoˈ para a Urdi 2020.

Segundo Irlando Ferreira, o concurso foi “muito bem-sucedido” e a participação do sector criativo foi “bastante considerável” porque tiveram 28 candidaturas dos sectores das artes plásticas, arquitectura, artesanato e design.

“O máximo de peças que podem ser seleccionadas são 15 e tivemos oportunidade de seleccionar 14. Isso quer dizer que o concurso teve uma excelente qualidade, o que nos permitiu chegar a 14 peças e mais do que seleccionar as peças é criar a conexão dos diferentes criativos e as possibilidades”, explicou Irlando Ferreira.

A mesma fonte disse que, a nível nacional, tiveram participações de Santiago, da Boa Vista e de São Vicente, e da diáspora receberam projectos de Portugal, Suíça e Holanda.

As inscrições para a feira Urdi acontecem até o dia 30 de Setembro. Este ano, os municípios convidados são Porto Novo, de Santo Antão, e São Miguel, de Santiago.

Como parte da feira terá também a oficina ‘Urdi Júnior’ que vai lançar um desafio aos estudantes para produzir obras de arte.

Terá também a residência criativa “Fonténha”, inspirado na estética literária de Luís Romano, que vai acontecer na zona de Fontaínhas, em Santo Antão, de 16 a 23 de Outubro, em que sete artistas estarão nessa localidade para se inspirar e criar.

O resultado dessa residência será exposto no Salão Created In Cabo Verde, que terá também as peças seleccionadas do concurso de design ‘Lossguia, Mar na criaçãoˈ e a exposição João Fortes em homenagem ao artista que faleceu recentemente.

As ‘grandes conversas’ acontecerão em “formato mix” com os participantes internacionais online e os nacionais presencial, com as medidas de segurança sanitária.

Aos artesãos com melhores peças, avaliados pelo júri, serão atribuídos o prémio Joy Soares.

CD/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos