Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Governo anuncia conclusão do processo de privatização da TACV

Cidade da Praia, 28 Fev (Inforpress) – O Governo anunciou a conclusão do processo da privatização da TACV e marcou a assinatura do contrato de compra e venda de 51% das acções companhia com a Loftleidir Cabo Verde para esta sexta-feira.

A informação foi avançada pelo Governo em comunicado em que aponta que após “um rigoroso” período de negociação, as partes chegaram a acordo relativamente aos termos da venda dos 51% das acções da TACV ao “parceiro estratégico” Lofleidir Cabo Verde.

Mais informou a mesma fonte que o contrato entre o Estado de Cabo Verde e a Loftleidir Cabo Verde, de compra e venda dessas acções, vai ser assinado nesta sexta-feira, 01 de Março.

A privatização da TACV, lê-se no documento, foi assumida “desde sempre como uma das prioridades” do actual Governo.

As justificativas, prossegue a mesma nota oficial, por um lado, baseiam-se no “risco orçamental e fiscal eminente” que a empresa vinha representando ao longo de anos.

Por outro, acrescentou, “porque o Governo acredita que a reestruturação, com a participação de parceiros com know-how, seria a melhor via de se precaver eventuais custos económicos que uma liquidação total da empresa representaria para o país”.

“Diante da já conhecida situação financeira deficitária da companhia aérea de bandeira nacional há anos e visando colocá-la em boas condições para a sua privatização, o Governo decidiu avançar com um ambicioso programa de reestruturação da empresa em Maio de 2017”, lê-se na nota publicada na página oficial do Governo, no Facebook.

O mesmo documento relembra que em Agosto de 2017 deu-se início a uma parceria entre o Estado de Cabo Verde e o Grupo Icelandair, “um grupo com experiência internacional reconhecida e com know-how em matéria de aviação comercial”.

Acrescenta que outra “grande vantagem” da parceria estabelecida com o Grupo Icelandair passa pelo facto de este ter montado o hub aéreo da Islândia, “tendo este se tornado a plataforma de distribuição de passageiros e cargas entre o norte da Europa e os Estados Unidos da América”.

Na nota o Governo assinala que a 27 de Julho de 2018 a Loftleidir Icelandic submeteu ao Governo de Cabo Verde uma proposta vinculativa para a aquisição de 51% das acções dos TACV, tendo posteriormente proposto utilizar como veículo de aquisição da referida participação a sua participada, a Loftlider Cabo Verde, algo que mereceu “a não objecção” do Governo.

A Loftleidir Cabo Verde, informou o Governo,   é uma empresa detida em 70% pela Loftleidir Icelandic EHF, e em 30% por empresários islandeses com experiência no sector da aviação.

Para o Governo está-se perante “um momento histórico” para Cabo Verde, que assegura a continuidade da companhia de bandeira e, “certamente,   um “importante passo” para a materialização do hub aéreo que estará baseado na ilha do Sal.

“Esta opção permitiu salvaguardar postos de trabalho permitindo certamente a possibilidade de ganhos enormes ao país nos mais diversos sectores da economia com a aceleração da implementação do hub. O país terá um maior número de conexões aéreas com o mundo para suportar o desenvolvimento do turismo, bem como uma maior proximidade entre Cabo Verde e a nossa comunidade de imigrantes”, lê-se na nota.

Além disso, acrescentou, a aceleração da implementação do hub poderá proporcionar “um vasto leque” de oportunidades para as empresas de gestão aeroportuária, de abastecimento em fuel e de handling no Aeroporto Internacional do Sal, entre outros, criando assim “novas oportunidades” de negócios e, consequentemente, “novos postos de trabalho”.

“Com o fecho deste processo, o Governo vem cumprir com um dos seus importantes compromissos com os Cabo-verdianos. Acreditamos que somos capazes de transformar essas belas ilhas e estamos metodicamente realizando este objectivo para o bem do país”, finalizou.

GSF/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos