Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Comunidade educativa promete contribuir com maior resiliência no ensino e na aprendizagem dos estudantes

Cidade da Praia, 13 Set (Inforpress) – A comunidade educativa regozijou-se hoje com a abertura do novo ano lectivo prometendo tudo fazer para que a resiliência seja uma constante na aprendizagem das diferentes disciplinas e no desenvolvimento dos estudantes.

A comunicação começou pelo Director das Escola Liceu Domingos Ramos, que se manifestou honrado por receber a cerimónia de abertura do ano lectivo e destacou o papel dos professores em prol de “mais e melhor educação” que nos últimos dois anos foram marcados pela pandemia covid-19.

“Para este ano, que se quer a retoma das aulas presenciais a cem por cento, devemos todos ter a esperança e a certeza de que a resiliência e a confiança são ingredientes indispensáveis para uma educação de qualidade”, afirmou, apelando ao Governo a valorizar o património educativo Liceu Domingos Ramos com a sua elevação a património imaterial da educação.

Já a estudante, Lívia Mendes que falou na cerimónia de abertura do ano lectivo 2021/2022, lembrou os desafios do ensino com a covid-19 e apelou a uma maior resiliência por parte dos colegas e professores para que todos possam “chegar a bom porto”.

A professora Elisabete Ferreira ressaltou que é hora de se cultivar a resiliência levando a sua “utilidade e confiança” para superar o ano lectivo que está carregada de novas expectativas e anseios.

“Para podermos superar isso, se faz necessária a dedicação de cada actuante, em particular, a do professor que deve estabelecer um quadro sereno e propício para as aprendizagens, reduzir as lacunas surgidas com a crise sanitária e actuar numa perspectiva mais social e moral do que académica”, disse.

Os professores, segundo sublinhou, devem ser pacientes perante os anseios, resistentes às intempéries, optimistas frente aos desafios, firmes nos seus feitos, exuberantes enquanto mestre, sensacionais enquanto pessoa, ousados para o melhor e resilientes sempre.

Depois de algum tempo em casa, devido à covid-19, a comunidade educativa regressou hoje às aulas, iniciando assim o ano lectivo 2021/2022 que este ano decorre sob o lema “resiliência e confiança para uma educação de qualidade”.

PC/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos