Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Comunidade de Tira Chapéu contemplada com consultas de odontologia

Cidade da Praia, 08 Mai (Inforpress) – Uma equipa médica chinesa, da Great Commission Church International (GCCI), encontra-se em Cabo Verde para realizar uma série de consultas e dar oportunidades as populações locais no acesso a várias especialidades. 

A iniciativa que vai estar hoje no centro de saúde de Tira Chapéu é promovida pela Liga Nazarena de Solidariedade, em parceria com o Associação Nos Saúde e visa promover e levar saúde às comunidades mais pacatas. 

Em declarações à imprensa, a representante da Liga Nazarena de Solidariedade, Joana Brito, considerou que esta parceria constitui uma oportunidade para levar saúde aos mais vulneráveis e àqueles que dificilmente teriam acesso a este tipo de especialistas. 

“É uma alegria estar aqui hoje com a equipa chinesa que há três anos tem vindo a Cabo Verde em missões. Trata-se de um grupo de médicos que durante o seu período de férias disponibilizam o seu tempo para fazer missões em vários países”, apontou indicando que esta missão é composta por dentistas e clínicos-gerais. 

Explicou que a população local vai beneficiar de serviços de reparação, extracção e limpeza de dentes. 

Joana Brito afirmou que a Associação Nos Saúde tem sido uma grande parceira da Liga Nazarena de Solidariedade na realização de feiras nas comunidades mais distantes dos centros de saúde e dos hospitais. 

Este domingo a equipa vai estar em Santa Catarina e na segunda-feira desloca-se a São Vicente onde irá realizar também uma feira de saúde e logo de seguida em São Antão. 

Para o presidente da Associação Nos Saúde, Raimundo Monteiro, trata-se de uma iniciativa louvável com resultados “gratificantes”, sendo que as partes estão a cumprir com os seus objectivos que visa levar e promover saúde aos mais necessitados. 

“A associação está hoje também de parabéns, porque celebra o seu 6º aniversário, e esta feira é uma prenda muito gratificante e enorme para a comunidade tendo em conta que estamos num momento muito delicado e atípico onde as pessoas devem estar cientes dos acontecimentos mundiais”, apontou. 

Por seu turno, o chefe da missão chinesa, Great Commission Church International (GCCI), Frederic Chen explicou que desde 2016 tem visitado Cabo Verde para se inteirar das necessidades locais a nível de saúde. 

“Temos dentistas que estão a fazer limpeza, restauração e extracção de dentes, um clínico geral e duas enfermeiras que estão dando todo o apoio”, adiantou o chefe da missão que disse a equipa teve também a oportunidade de participar na reforma de uma escola da Liga Nazarena. 

A equipa é composta por 11 pessoas entre eles médicos dentistas, odontologistas, clínicos gerais enfermeiros.  

A iniciativa contou também com a parceria do Centro de Saúde de Tira Chapéu, tendo a responsável Elisabeth Mosso, destacado essa colaboração, uma vez que vai ajudar e aliviar a carga dos serviços prestado a população deste bairro. 

AV/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos