Comunidade de Sant´Egídio exorta praienses a iniciarem novo ano com um passo de paz

Cidade da Praia, 01 Jan (Inforpress) – O coordenador da Comunidade de Sant´Egídio defendeu hoje uma maior consciencialização dos cabo-verdianos sobre a importância do cultivo da paz, exortando os mesmos a iniciarem o novo ano com “um passo de paz e harmonia”.

Bernardino Gonçalves fez estas declarações à Inforpress, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Paz, que é assinalado na Cidade da Praia com um encontro de reflexão sobre a importância da paz e o amor ao próximo, promovido pela Comunidade de Sant´Egídio, na praça Alexandre Albuquerque, no Platô, sob o lema mundial “Paz em todas as terras”.

“Paz em todas as terras” no entender deste responsável, é a escolha para começar o novo ano com um passo de paz, afirmando que a Comunidade quer dar vida a um único grande evento que percorre o mundo, uma única grande invocação de paz, em diferentes línguas, mas com o mesmo espírito.

“Para nós é um gesto bonito de começarmos o ano com um passo de paz para marcar aquilo que serão as nossas acções ao longo do ano, ou seja cada dia colocaremos uma pedra para fortalecer a construção da paz no nosso país”, disse afirmando que o evento servirá também para evento partilhar com os presentes as mensagens sobre paz a serem aplicadas no seu dia-a-dia visando contribuir para construção de uma sociedade mais harmoniosa.

Esta iniciativa, conforme elucidou, visa apoiar com carinho e entusiasmo a “bela mensagem” do Papa Francisco: “A boa política está ao serviço da Paz”, cuja iniciativa é celebrada em mais de 900 cidades do mundo.

“Sentimos como decisivo responder ao apelo que o Papa Francisco dirige a nós cristãos, mas também a cada crente e a cada homem e mulher de boa vontade, com um compromisso pessoal e comum, decisivo e diário, a favor da justiça e da paz”, afirmou, parafraseando o líder da Igreja Católica, que disse que “cada um pode contribuir com a própria pedra para a construção da casa comum”.

Entretanto, defendeu, por outro lado, uma maior promoção e criação de condições para melhorar a qualidade de vida das famílias cabo-verdianas, frisando que em Cabo Verde tem se dado mais importância à áreas materiais e tem se esquecido da promoção de valores para que as pessoas desenvolvam, cada vez mais, os sentimentos da fraternidade, solidariedade e bondade.

Para este responsável, para além da promoção dos valores para a construção de uma sociedade pacífica, as autoridades competentes tem que, por outro lado, criar e implementar políticas e medidas eficazes capazes de combater aos actos de violência a vários níveis  registados no país com vista a punir severamente os infratores da lei.

No dia em que se celebra o Dia Mundial da Paz, o coordenador da Comunidade de Sant´Egídio apelou a todos os cabo-verdianos a abraçarem a causa que é a luta pela construção de um Cabo Verde melhor em que a paz, ajuntou, enquanto elemento fundamental para o desenvolvimento do país seja uma practica contínua.

A Comunidade de Sant’Egídio, Associação Internacional Pública de Leigos reconhecida pela Santa Sé e por várias organizações internacionais, incluindo as Nações Unidas e a União Africana, está presente em 73 países do mundo com a participação activa de mais de 60 mil pessoas e a colaboração de milhares de voluntários.

As suas fronteiras são, em qualquer lado, a comunicação do Evangelho, a solidariedade com os pobres e a construção da paz. Os membros da comunidade de Sant´Egídio são conhecidos pela seriedade com que levam o trabalho pela paz através da amizade com os mais pobres da sociedade.

Em Cabo Verde tem actuação a nível da Cidade da Praia e actua desde algum tempo no bairro de Safende, propondo às crianças, adolescentes e jovens uma cultura de paz e da não-violência.

O Dia Mundial da Paz é comemora no dia 01 de janeiro, o Dia de Ano-Novo.

Inicialmente chamado somente de Dia da Paz, a celebração foi criada pelo Papa Paulo VI em Dezembro de 1967. A partir de então, todos os anos, o primeiro dia do ano passou a celebrar o Dia Mundial da Paz.

CM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos