Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Comunidade de Safende recebe actividade comunitária “Um abraço de amor aos ODS”

Cidade da Praia, 17 Mar (Inforpress) – O bairro de Safende, arredores da Cidade da Praia, foi palco hoje de várias actividades sob o lema “Um abraço de amor aos ODS” com foco na sensibilização da população sobre os 17 Objectivos do Desenvolvimento Sustentável.

Realizadas pelo Programa Plataformas para o Desenvolvimento local e os Objectivos 20/30 em Cabo Verde, em parceria com a Câmara Municipal da Praia e diversas associações do bairro, estas actividades, segundo a coordenadora Dâmares Lopes da Silva, tem como objectivo dar a conhecer aos cidadãos dos bairros os 17 ODS, através de uma exposição sobre cada ODS, conversa sobre a localização dos ODS, corrida e gincana.

“Queremos que as pessoas se apropriem e conheçam, queremos também articular a linguagem dos ODS com a linguagem das pessoas para que possam saber quais os seus desafios e os problemas que se relacionam com cada ODS”, disse.

O bairro de Safende, o terceiro a receber essas actividades, que iniciaram na semana passada com um workshop de animadores sociais sobre os ODS, informou, vai continuar a acolher várias acções durante um mês.

Os formandos vão replicar a mesma formação para a comunidade educativa, para outras organizações, e ainda está prevista a realização de uma campanha de limpeza, workshop em liderança, entre outras actividades, elencou.

Conforme explicou, mesmo após as actividades a organização continua sempre em contacto com às comunidades para que estes continuem a promover diversas iniciativas de promoção dos ODS.

Por sua vez, em representação da Associação Comunitária Amigos de Safende, Bernardino Gonçalves, disse que no seu bairro desafiaram a comunidade a ter atitudes e a comprometer-se nesse processo de materialização dos ODS.

Para a mesma fonte, para além de ajudarem o país a atingir os ODS, a comunidade também está a ganhar com essas intervenções, do ponto de vista de criação de emprego e de obtenção de mais rendimento.

Nestas actividades, a organização envolveu as crianças, pois, segundo Bernardino Gonçalves, o impacto das acções que estão sendo realizadas hoje, “são eles que vão viver no futuro”.

Por isso, desde cedo, defendeu, é necessário envolver os mais pequenos para que, futuramente, possam dar continuidade às acções.

Consenciente de que durante uma semana não é possível provocar mudanças nas pessoas, Bernardino Gonçalves disse que se comprometeram em realizar várias outras acções durante todo o ano.

“Já temos identificado acções concretas para fazer com que essas intervenções sejam de facto sustentável, como curso de informática ligado à edição de vídeo, vamos fazer uma exposição sobre 50 anos de história do bairro de Safende, formação ligada à escrita de intervenção comunitária”, apontou, afirmando que os ODS vieram para ficar e que o bairro de Safende abraça-os para o seu desenvolvimento.

Esta actividade, que também já foi realizada no bairro de Castelão e de Tira Chapéu  e que agora chega a Safende, acontece no âmbito do Projecto de Localização dos ODS Promovendo Cidades Inclusivas e de Paz e enquadrado no protocolo assinado entre a cidade de Madrid e a Iniciativa ART/PNUD, que tem como enfoque principal contribuir para a consolidação de iniciativas urbanas que proporcionem o desenvolvimento sócio-económico inclusivo no âmbito da Localização dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O Programa de Plataformas para o Desenvolvimento Local e Objectivos 20/30 em Cabo Verde, é financiado pelo Grão-Ducado do Luxemburgo, no montante de dois milhões de euros, administrado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD e implementado pelo Ministério das Finanças e a Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde.

AM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos