Companhia de Teatro Praga apresenta “Romeu & Julieta” numa versão adaptada aos mais jovens 

Cidade da Praia, 08 Set (Inforpress) – O Auditório Nacional Jorge Barbosa, na Cidade da Praia, acolhe quinta-feira, 14, às 19:30, o espetáculo “Romeu & Julieta” interpretada pela Companhia de Teatro Praga, de Portugal, em parceria com o Ministério da Cultura e Indústrias Criativas.

A exibição que recria a clássica obra romântica do dramaturgo e poeta inglês William Shakespeare, elevada como a melhor história de amor de todos os tempos, centraliza as acções nos detalhes do sentimento e vivências entre as personagens.

Segundo o actor Diogo Bento, que dará a vida a um dos protagonistas, a linguagem da literatura clássica foi adaptada ao público jovem, resultando assim numa versão mais moderna do texto escrito pelo poeta, que levanta também uma série de questões ligadas à igualdade de género e de oportunidade.

“Digamos que é uma versão do Romeu e Julieta em que propomos uma outra versão, em vez de fazer um texto como o Shakespeare diria, agarramos numa história e contamos de várias formas. Pegamos em determinadas coisas, ou seja, como no século 21 é possível conceber esta ideia de os pais obrigarem as raparigas a casarem com quem os pais querem”, disse, em conferência de imprensa, no Palácio da Cultura Ildo Lobo.

Por sua vez, a directora geral das Artes e das indústrias Criativas, Vandrea Monteiro, destacou a importância da “troca artística” entre os grupos de teatro nacionais e estrangeiras, utilizando como referência os actores do grupo de teatro “Fladu Fla”, que se encontram, neste momento, numa residência artística em Sintra (Portugal).

“O espetáculo no dia 14 não vai ser da forma convencional que todos conhecemos, vai ser para o público mais jovem e é um prazer ter o teatro praga numa área artística que temos falta, porque não temos muitas peças teatrais infantis” manifestou, reiterando que permite um momento de partilha entre os envolvidos.

Vandrea Monteiro sublinhou que a peça, que conta com a participação dos alunos das escolas Crianças e Arte, “Flladu Fla” e do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA), tem como objetivo trabalhar o “eu” e o conhecimento das crianças sobre a arte.

“Eles estão a brincar e aprender uma história que faz parte da cultura geral, e depois ter um espetáculo que leva a família toda e é disso que precisamos, estamos no caminho certo de levar a família a estar no teatro e temos quase todas as crianças da Cidade da Praia” enalteceu, garantindo outros projectos para a camada juvenil até o final do ano.

A Companhia Teatro Praga nasceu em 1995 tem um vasto currículo de espetáculos em Portugal e tem colaborado, regularmente, com algumas das mais prestigiadas estruturas culturais daquele país e apresentado em festivais e teatros de diversos países europeus.

LT/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos