Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Compacto Lusófono vai promover o financiamento de projectos de “investimentos estruturantes” nos PALOP

Santa Maria, Sal, 01 Jul (Inforpress) – O compacto lusófono hoje assinado durante o Cabo Verde Investimento Fórum vai promover o financiamento de projectos de “investimentos estruturantes” nos PALOP e para o país pode atingir os 470 milhões de dólares americanos.

Este compacto lusófono é financiado por Portugal, Banco Africano do Desenvolvimento e pelo Brasil e terá incidência em sectores como água, energia, agro-negócios, saneamento, infra-estruturas e turismo nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa.

O vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, disse, na ocasião, que se está perante um acto de “criação de oportunidades”.

“Cabe ao sector privado aproveitá-las (oportunidades) e apresentar projectos bancáveis e que preencham requisitos para serem financiados”, indicou o governante, acrescentando que tais projectos terão que criar valores e que só faz sentido o país dispor de empresas e empresários “se for para criarem valores”.

Para a secretária de Estado do Turismo de Portugal, Ana Mendes Godinho, que participou num dos painéis do Fórum, o compacto lusófono é um acordo para um “instrumento especial” para o desenvolvimento de projectos em Cabo Verde por parte de empresas portuguesas.

“Acreditamos que através deste instrumento se vai ajudar a desenvolver vários projectos de desenvolvimento sustentável para cumprir este compromisso de cooperação assumido entre os dois governos”, afirmou a governante portuguesa.

Por sua vez, o ministro do Turismo e Transportes, José Gonçalves, considerou que este compacto vai ser um “elemento facilitador” no domínio dos negócios entre Cabo Verde e Portugal.

LC/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos