Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Comité Olímpico Internacional vai comparticipar na construção da sede do COC

Cidade da Praia, 11 Nov (Inforpress) – O presidente do Comité Olímpico Internacional encerrou hoje à tarde a sua vista às autoridades cabo-verdianas com audiência ao Presidente da República e ao primeiro-ministro, com a promessa de comparticipar na construção da sede do Comité Olímpico Cabo-verdiano.

Thomas Bach disse que o organismo máximo do desporto mundial se regozijou pelo facto da autarquia da capital ter já disponibilizado um lote de terreno ao Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC) para a construção da sua sede, pelo que firmou o compromisso em apoiar financeiramente Cabo Verde nesta construção.

O líder do COI agradeceu tanto ao Governo, como ao chefe de Estado pelo sucesso na realização no país dos I Jogos Africanos de Praia, na ilha do Sal, ao mesmo tempo que manifestou a sua alegria pela parceria existente entre o Governo e o COC, na promoção do desporto e dos valores olímpicos.

A visita do presidente do COI a Cabo Verde é vista pelo ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, como a demonstração do reconhecimento ao trabalho que os diferentes actores têm estado a fazer na promoção do desporto, em prol da cultura da paz, alinhado com os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Considerou, igualmente o ministro, que esta visita vai reforçar as relações entre o governo cabo-verdiano e o Comité Olímpico Internacional, “naquilo que o desporto tem de mais nobre, que é a transmissão de valores”, afiançando que, através do desporto, torna-se possível alcançar mais rapidamente a paz e a inclusão social.

Já a presidente do COC, Filomena Fortes, enalteceu a importância desta visita do dirigente máximo do COI e explicou que a organização que dirige vai posteriormente, apresentar o orçamento e o projecto para a construção da sede em Cabo Verde ao COI para receber os apoios prometidos.

Nesta sua visita de 24 horas a Cabo Verde, Thomas Bach e a sua delegação encontraram-se, igualmente, com o autarca da capital, Óscar Santos, depois de se reunir com a delegação do COC.

O COI galardoou esta tarde o Comité Olímpico Cabo-verdiano com o troféu dos “Valores Olímpicos”, instituição que foi presenteada com o “Certificado de Reconhecimento”, em recompensação pela sua adesão ao movimento olímpico, em 1993.

SR/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos