Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Comité Olímpico Cabo-verdiano apresenta o projecto OVEP

Cidade da Praia, 08 Abr (Inforpress) – O Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC), em parceria com o movimento internacional ‘sport for life’, apresentou hoje, na Cidade da Praia, o programa de educação dos valores olímpicos (OVEP, a sigla em Inglês) para o empreendedorismo social olímpico.

O projecto OVEP é um programa de educação olímpica, ou seja, é a implementação dos valores olímpicos nas escolas que tem o intuito de capacitar e empoderar jovens e empreendedores, para que vejam o desporto como uma ferramenta para a criação de projectos que gerem rendimentos e que tenham um impacto social no meio onde estão inseridos.

Conforme explicou a presidente do Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC), Filomena Fortes, o projecto OVEP é um projecto de educação Olímpico nas escolas e na sociedade que o comité quer que chegue a todo o país.

“Há alguns anos, numa entrevista, eu disse que gostaria que Cabo Verde respirasse o olimpismo, pois esta é uma das acções que foi aprovado recentemente e hoje estamos a apresentar este projecto publicamente.

Conforme avançou a mesma fonte, o comité quer que as escolas se apoderem deste projecto e possam passar toda essa filosofia de vida para jovens e crianças.

“Os valores da amizade, do respeito e da excelência, são os três valores mais importante do olimpismo e nós queremos que as nossas crianças possam colocar isto em prática e saber, na íntegra, o que que isso significa”, disse Filomena Fortes.

Filomena Fortes considerou que estes valores são uma “filosofia de vida”, são valores olímpicos mas também são “inerentes” à própria vida.

“A questão da amizade, respeito não é só dentro de campo, mas também tem que ser fora e a questão de excelência penso que todos nós queremos ser excelentes em tudo aquilo que fazemos”, afirmou.

Filomena Fortes finalizou garantindo que o projecto OVEP veio para ficar.

DM/HF

Inforpress

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos