Comité Olímpico Cabo-verdiano alerta que as mudanças de comportamentos climáticos devem começar nos jovens e crianças

Cidade da Praia, 16 Set. (Inforpress) – A presidente do Comité Olímpico Cabo-verdiano considerou hoje, durante a Conferência Local da Juventude (LCOY) que as mudanças de comportamentos climáticos devem começar nos jovens e crianças, e espera que Cabo Verde tenha voz na conferência internacional.

Filomena Fortes, que classificou o lema Desporto, Juventude e Acção Climática, desta conferência que decorre na Cidade da Praia, como uma terminologia feliz, disse que o país deve assumir a sua responsabilidade em relação a este fenómeno, e que chegou a hora dos jovens exprimirem os seus pensamentos.

O evento foi apresentado pela coordenadora da Conferência Local da Juventude em Cabo Verde (LCOY), Maria Lima, que enalteceu a importância dos jovens se comprometerem na implementação de medidas para travar a crise climática, tendo sublinhado que a adesão dos participantes simboliza um passo significativo em direcção e este desafio.

Para esta que é também responsável dos recursos humanos e sustentabilidade do COC, as conferências locais da juventude servem, claramente, para capacitar os jovens a se envolverem nas acções climáticas e para influenciarem decisões que impactam todas as vidas.

“Essas iniciativas são promovidas pela YOUNGO que é uma rede internacional de jovens que tem como foco a preocupação climática e que actua no mundo todo com o objectivo de inspirar, de capacitar e de mobilizar a nova geração para empreender acções positivas em relação às alterações climáticas”, explicou Maria Lima.

Considerou fundamental que os jovens presentes consigam fazer a diferença e que aproveitem esta conferência para aprenderem, trocarem ideias e encontrarem maneiras criativas de agir nas comunidades, escolas, na área de actuação, enquanto jovens cidadãos e consumidores de diferentes formas para um objectivo comum, na qualidade de agentes da mudança climática.

“Vamos mostrar ao mundo que a juventude cabo-verdiana também tem uma voz, também tem algo a dizer e pode, sim, liderar um caminho para um futuro mais sustentável, mais próximo e mais justo para todos. É importante também dizer que o desporto pode ser este caminho, também é uma arma poderosa para promover acção climática”, frisou.

Cabo Verde foi selecionado para acolher a realização da LCOY, “uma prestigiosa conferência desenvolvida em mais de 120 países” nesta iniciativa virada para capacitar a juventude em níveis local, nacional e regional, para participarem em acções climáticas e nos processos de tomada de decisão, que visam defender e promover a ação climática.

Sob o lema Desporto, Juventude e Acção Climática, a LCOY decorre durante o dia de hoje, na sede da Federação Cabo-verdiana de Futebol, na Cidade da Praia de forma híbrida, de maneira que todas as ilhas possam participar no evento.

As propostas saídas do encontro da Praia serão partilhadas com os jovens de todo o mundo na Conferência Internacional da Juventude sobre a mudança climática, que ocorrerá no fim do ano em curso nos Emirados Árabes.

O Comité Olímpico Cabo-verdiano garante que ao longo dos anos tem adequado, em coerência com as recomendações do Comité Olímpico Internacional, às suas políticas ambientais, desenvolvendo projectos para a sensibilização da prática e gestão desportiva consciente para com a questão ambiental, que tem sido estudo de caso à nível mundial

SR/JMV
Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos