Comité Internacional da Cruz Vermelha promove seminário lusófono sobre direito internacional

 

Cidade da Praia, 27 Jun (Inforpress) – O Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICR) promove quarta e quinta-feira, na Cidade da Praia, um seminário lusófono sobre Direito Internacional Humanitário (DIH) virado para docentes universitários de Cabo Verde, Guiné-Bissau e Portugal.

O seminário em que participam docentes da Universidade Jean Piaget, da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), da Universidade de Santiago, da Universidade Lusófona de Bissau e da Universidade Autónoma de Lisboa, tem o propósito de favorecer o ensino do DIH nas universidades da Praia (Cabo Verde) e Bissau (Guiné-Bissau).

Pretende-se com esta iniciativa, reforçar os laços entre os círculos académicos das universidades, reforçar os conhecimentos dos docentes universitários de Cabo Verde e de Guiné Bissau em DIH, integrar o DIH no currículo universitário e incentivar a criação de uma rede académica africana lusófona em matéria de Direito Internacional Humanitário.

A formação será ministrada por docentes das diversas universidades, da Cruz Vermelha de Cabo Verde, da Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania e do CICR.

Em nota de imprensa, a Cruz Vermelha de Cabo Verde refere que o CICR tem promovido o reforço pelo respeito e promoção do DIH junto de instituições académicas com uma certa influência.

Nos últimos anos, salienta, têm havido esforços a favor dos círculos académicos universitários dos países francófonos e anglófonos.

“Pretende-se, desta forma, desencadear o interesse para o DIH e reforçar as capacidades dos actores universitários, com vista a desenvolver uma expertise nacional no domínio do DIH que trabalhe no apoio para a adopção e aprovação de leis e políticas nacionais de implementação do DIH”, lê-se na nota.

SR/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos