Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Comissão Nacional de Jurisdição e Fiscalização do PAICV diz que 55% dos militantes foram às urnas

Cidade da Praia, 24 (Inforpress) – A Comissão Nacional de Jurisdição e Fiscalização do PAICV informou hoje que 55 por cento (%) dos militantes foram às urnas nas eleições internas do partido, que ditou a reeleição de Janira Hopffer Almada com 98% dos votos.

De acordo com uma nota enviada à Inforpress, as eleições decorreram num clima de “serenidade”, com todas as mesas a funcionar, para que todos os militantes pudessem exercer o seu direito de voto.

Assim, estiveram em funcionamento 300 mesas de voto, sendo 240 a nível nacional e 60 a nível da diáspora.

A mesma fonte avançou que o processo eleitoral decorreu em todas as estruturas da diáspora, nomeadamente nos Estados Unidos da América (Brockton, Boston, Rhode Island, Florida), na Europa (Portugal, França, Holanda, Luxemburgo, Suíça e Alemanha, Itália), e África (Angola, São Tomé e Príncipe, Senegal e Guiné-Bissau, Moçambique).

A nível nacional, em todas as ilhas, regiões, sectores e/ou municípios (regiões de Santiago Sul e Norte, de São Vicente, do Fogo, da Brava, de Santo Antão, São Nicolau, do Sal, do Maio e da Boavista).

Conforme o PAICV, 98% dos militantes votaram favoravelmente na candidata Janira Hopffer Almada, que concorreu à sua própria sucessão, sendo, dos restantes, 1% expressos como votos não e 1% como votos nulos e/ou brancos.

Os dados da comissão organizadora deste escrutínio indicam que ao todo funcionaram 300 mesas, das quais 240 no país e 60 na diáspora, com o número total de militantes inscritos nos cadernos de 36.329, mas que “feitas as depurações” (falecidos, duplas inscrições e desvinculados deduziu-se como estando aptos a votar 34.773 militantes.

Janira Hopffer Almada é a quinta personalidade na presidência do partido e a primeira mulher a liderar o PAICV, depois de Aristides Maria Pereira, Pedro Pires, Aristides Raimundo Lima e José Maria Neves, venceu na sua primeira eleição, em 2014, por 51,24% dos votos, e em 2017 por mais 90% dos votos.

HR/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos