Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Comissão Nacional de Cabo Verde para UNESCO anuncia abertura de candidatura para bolsas de investigação em “Química Verde”

Cidade da Praia, 16 Fev (Inforpress) – Os jovens cientistas cabo-verdianos podem até ao dia 20 de Abril candidatar-se para a sétima edição de bolsas de investigação em “Química Verde para a Vida”, anunciou a Comissão Nacional de Cabo Verde para a UNESCO (CNU).

Numa nota divulgada na sua página, a CNU explicou que em resposta às actuais necessidades sociais e ambientais, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) lançou, em colaboração com a Empresa Industrial Russa PhosAgro e a União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC), este programa para financiamento de bolsas em “Química Verde para a Vida”.

O objectivo deste programa, informou, é promover a implementação de projectos inovadores de investigação de jovens cientistas no campo da química verde, no que diz respeito aos 12 princípios da química verde.

O montante pode chegar até aos 30 mil dólares, e segundo a organização, destina-se a apoiar projectos de investigação em Química Verde e será concedido a projectos inovadores e promissores, que possam ser concluídos num período máximo de um ano e que sejam submetidos por jovens cientistas que liderem uma equipa de pesquisa ou trabalhem sozinhos em institutos/universidades.

Ainda segundo o regulamento, os candidatos devem ter até 39 anos de idade e serem titulares de um grau de doutoramento ou equivalente em Química ou em áreas interdisciplinares com a Bioquímica, Geoquímica, Ecologia e Biotecnologia.

Os mesmos deverão desenvolver tecnologias sustentáveis que eliminem ou reduzam a produção e a utilização de substâncias perigosas no desenho, fabricação e ou aplicação de produtos químicos manipulados na agricultura e em outras áreas afins.

A apresentação de candidaturas para as bolsas de investigação da Química Verde 2020 para jovens cientistas, incluindo a bolsa especial para projectos de investigação sobre o fosfogesso, termina no dia 25 de Abril de 2020.

Entretanto, os jovens cientistas cabo-verdianos com interesse podem apresentar os seus projectos em suporte electrónico e papel à Comissão Nacional de Cabo Verde para a UNESCO, sita em Achada Santo António, para pré-seleção e validação até o dia 20 de Abril.

MF/AM/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos