Comissão instaladora do Movimento Federalista Pan-Africano em Cabo Verde quer alargar a organização no país

Cidade da Praia, 09 Jun (Inforpress) – A comissão instaladora do Movimento Federalista Pan-Africano (MFPA) em Cabo Verde quer alargar a organização no país, visando a participação no primeiro congresso da entidade, programado para 2019, no Benim.

O coordenador do projecto em Cabo Verde, Paulo Umaru, adiantou à Inforpress, que o objectivo é instalar uma comissão que irá preparar o arquipélago para participar nesse primeiro congresso da organização.

“Queremos instalar uma comissão que vai preparar a participação do nosso país, neste evento onde se vai discutir os caminhos que a África Ocidental poderá seguir rumo ao desenvolvimento. Estamos actuando em várias frentes com o intuito de atingir o máximo de pessoas possível” revelou, sublinhando que o trabalho é despertar a consciência em relação aos problemas do continente.

O Movimento Federalista Pan-Africano foi criado em 2015, através de uma convocatória lançada na Internet para que todos os africanos no mundo se unam, com o propósito único de criar os Estados Africanos Unidos (EAU), no horizonte temporal de menos de uma geração.

Em Cabo Verde, a comissão instaladora do MFPA está a trabalhar há pouco mais de um ano.

Paulo Umaru informou que apesar do “grande esforço” que tem feito para massificar a participação das pessoas, a comissão “depara-se ainda com dificuldades, devido a falta de recursos” para mobilizar viagens às outras ilhas.

Por isso, o trabalho tem sido centrado na Cidade da Praia com a promoção de conferências, rodas de conversas e ciclos de cinema.

Com isso, disse, que a comissão está a “ultimar” os preparativos para entregar um documento oficial ao Governo, no sentido de dar-lhe a conhecer o movimento e ter o apoio do Estado.

“Queremos participar no primeiro congresso da MFPA com o apoio do Estado. É importante o nosso país estar representado nesse congresso para que tenhamos também voz na luta dos inúmeros problemas que o nosso continente enfrenta” relatou.

Cabo Verde participou na 2ª Conferência Regional – África Ocidental, que decorreu a 25 de Maio último, em Bamaco, Mali, tendo sido representado pelo coordenador e vice-coordenador da comissão instaladora do MFPA, Paulo Umaru e Alexsandro Robalo, respectivamente.

A conferência contou também com representações do Benim, Burkina Faso, Costa do Marfim, Gâmbia, Mali, Nigéria, Senegal e Togo.

HR/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos