Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Comissão Europeia nomeia Sofia Moreira de Sousa nova chefe da representação em Portugal

Bruxelas, 06 Jul (Inforpress) – A Comissão Europeia nomeou hoje Sofia Moreira de Sousa, embaixadora da União Europeia (UE) em Cabo Verde, como nova chefe da representação da instituição em Portugal, em Lisboa, sucedendo no cargo a Sofia Colares Alves, anunciou Bruxelas.

Em comunicado, o executivo comunitário assinala que, “com mais de 20 anos de experiência em assuntos europeus, Sofia Moreira de Sousa, de nacionalidade portuguesa, é a actual embaixadora da UE em Cabo Verde”, tendo sido responsável “pela gestão das relações bilaterais entre a União Europeia e Cabo Verde e pela liderança da resposta local da Equipa Europa à pandemia”.

“A sua experiência profissional confere-lhe uma sólida prática em matéria de representação política, comunicação estratégica e gestão”, aponta a instituição, recordando ainda que Sofia Moreira de Sousa “foi destacada junto do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal durante a presidência rotativa portuguesa do Conselho da UE, em 2007, e tem um grande conhecimento do contexto político português”.

Sofia Moreira de Sousa desempenhou ainda funções enquanto embaixadora adjunta da UE na África do Sul, no período de 2014-2017, de conselheira do secretário-geral adjunto do Serviço Europeu para a Acção Externa e conselheira política do representante especial da UE junto da União Africana, em Adis Abeba, bem como do representante especial da UE para o Sul do Cáucaso.

Trabalhou ainda no Secretariado-Geral do Conselho da UE, na Agência Espacial Europeia e na Academia de Direito Europeu, em Trier.

Assume as novas funções em Portugal a 01 de Setembro.

A sua antecessora, a advogada Sofia Colares Alves, estava no cargo desde 2016.

A Comissão Europeia mantém representações em todas as capitais dos Estados-membros da UE e gabinetes regionais em Barcelona, Bona, Marselha, Milão, Munique e Wrocław.

Cabe às representações da instituição interagir com as autoridades nacionais, as partes interessadas e os cidadãos.

Inforpress/Lusa/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos