Comissão Especializada do Parlamento inteira-se da universalidade do acesso ao pré-escolar junto à DNE

Cidade da Praia, 18 Mar (Inforpress) – A Comissão Especializada de Educação, Cultura, Saúde, Juventude, Desporto e Questões Sociais efectuou hoje uma visita à Direcção Nacional de Educação (DNE) para se inteirar da universalidade do acesso ao pré-escolar.

Dália Benoliel, membro da 5ª Comissão Especializada de Educação, Cultura, Saúde, Juventude, Desporto e Questões Sociais explicou que esta visita preconiza saber sobre a universalidade do acesso de todas as crianças de qualquer ponto do país ao pré-escolar, bem com sobre a formação das orientadoras dos jardins.

“Nós queremos saber as condições de acesso e de apoio para que todas as crianças possam ter um lugar próprio na localidade onde vive”, disse a deputada, adiantando que durante a reunião a Direcção Nacional da Educação explicou os tipos de transferência desse serviço para as câmaras municipais.

Adiantou que este trabalho do pré-escolar tem sido feito pelas câmaras municipais, com o apoio de técnicos do Ministério da Família e de Inclusão Social que estão inseridos dentro das edilidades.

“Essas equipas existem há muito tempo e por as câmaras municipais estarem próximas dos jardins infantis sempre há coordenação entre a delegação do Ministério de Educação e os serviços das câmaras municipais”, explicou Dália Benoliel, dando como exemplo a Câmara Municipal da Boa Vista.

Esta manhã, a Comissão Especializada de Educação, Cultura, Saúde, Juventude, Desporto e Questões Sociais esteve na Inspecção-geral das Actividades Económica (IGAE).

Estas visitas enquadram-se no plano de actividades para o decorrente ano parlamentar.

OM/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos