Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Comissão Especializada de Educação, Cultura, Saúde, Juventude, Desporto e Questões Sociais quer levar preocupações da ADEVIC ao parlamento

Cidade da Praia, 25 Jan (Inforpress) – A Comissão Especializada de Educação, Cultura, Saúde, Juventude, Desporto e Questões Sociais vai levar os principais desafios e as preocupações da ADEVIC ao Parlamento, anunciou hoje a porta-voz da comissão.

Paula Moeda fez este anúncio à Inforpress, à margem da visita da Comissão Especializada de Educação, Cultura, Saúde, Juventude, Desporto e Questões Sociais, à Associação dos Deficientes Visuais de Cabo Verde (ADEVIC), no quadro de visitas a instituições de ensino, com o propósito de conhecer os meandros da educação pré-escolar, básica e secundária no país.

De acordo com a deputada, neste momento, um dos grandes desafios da ADEVIC é a luta contra a cegueira antecipada, ou seja, trabalhar na antecipação, uma vez que, segundo destacou, é importante ter em conta esta ambição, por isso há necessidade de apoio por parte de instituições.

Considerou que ficou satisfeita com os projectos da organização, apontando que para além das consultas que dão no próprio espaço para pessoas com deficiência visual, a ADEVIC pensa ainda montar uma óptica social, apoiando os que apresentam maior dificuldade financeira.

“Um dos graves problemas, para além da dificuldade de visão, é a parte económica. A aquisição de óculos é um constrangimento enorme e eles querem dar esse contributo para quem precisa, criando portanto essa óptica social”, explicou.

Disse ainda que a entidade tem um lar estudantil, feminino e masculino, o que surpreendeu pela positiva, mas entretanto, conforme referiu, está funcionar com algumas dificuldades, devido a problemas estruturais no prédio.

“Dizem que tem propostas e estão à procura de parceiros nos privados, nas outras associações de cariz social e principalmente do Governo, no quadro da politicas publicas sociais, que têm que ser activas”, sustentou.

A visita da Comissão Especializada de Educação, Cultura, Saúde, Juventude, Desporto e Questões Sociais, à ADEVIC consta no plano de actividades da referida comissão, para 2019, além de outras visitas programas ainda para este ano.

HR/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos