Comissão de Estatísticas das Nações Unidas felicita INE pela elaboração do ‘Handbook’ em estatísticas de governação

Cidade da Praia, 06 Mar (Inforpress) – A 51ª sessão da Comissão de Estatísticas das Nações Unidas (CENU) felicitou o Instituto Nacional de Estatísticas (INE) por ter cumprido a entrega do ‘Handbook’ em estatísticas de governação no prazo estabelecido pela Comissão, informou hoje o INE.

Segundo um comunicado do INE, a comissão, que esteve reunida de 03 a 06 de Março, em Nova Iorque (EUA), aprovou o Handbook em Estatísticas da Governança, assim como, o relatório final do Grupo Praia (E/CN.3/2020/19) apresentados, pelo período de 2015-2020.

O documento refere ainda que o INE foi destacado por o City Group (Grupo Praia) ter elaborado e conduzido “com sucesso e ao mais alto nível” o Handbook em Estatísticas de Governação.

“Segundo alguns membros da Comissão é um dos mais eficientes City Group no que tange ao cumprimento do seu mandato estabelecido pela CENU”, refere o comunicado do INE.

A mesma fonte acrescenta, por outro lado, que não obstante este “inovador, árduo e complexo trabalho” que culminou neste ‘Handbook’, o INE considera que a sua produção foi um esforço conjunto de instituições de estatística, organizações internacionais e organizações da sociedade civil.

O Grupo Praia, o primeiro e único ‘city group’ em África, foi criado em 2015 pela CENU com a finalidade de tratar de questões de conceptualização, metodologia e instrumentos no domínio das estatísticas de governança.

A iniciativa apresentada pelo Instituto Nacional de Estatística de Cabo Verde é uma plataforma especializada, que visa incentivar os países a produzir estatísticas de governança com base em metodologias documentadas.

OM/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos