Comissão da CEDEAO quer canal eficaz de comunicação para divulgar seus esforços para a agenda de paz e segurança

Abuja, 26 Jun (Inforpress) – A Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) quer um canal de comunicação eficaz para a divulgação dos esforços da organização na implementação da agenda de paz e segurança que são poucos conhecidos.

O desejo foi segunda-feira manifestado em Abuja, Nigéria, pelo director dos Assuntos Políticos da Comissão da CEDEAO, Aderemi Ajibewa, em representaçao do comissário dos Assuntos Políticos, Paz e Segurança, Francis Behanzin, no primeiro dos três dias de um workshop destinado aos jornalistas dos 15 Estados-membros sobre “O papel da média na promoção da paz e segurança na região da CEDEAO”.

“Acredito que este workshop, o primeiro deste tipo, nos permitirá construir um canal eficaz e eficiente de comunicação para a visibilidade da implementação bem-sucedida da agenda de paz e segurança da CEDEAO, organização que está fazendo muito, mas os nossos esforços não são visíveis, nem são bem conhecidos pelos nossos cidadãos”, considerou.

Segundo Aderemi Ajibewa, há necessidade de mudança, para positiva, porque no seu entender, a CEDEAO deve ser visível para que a sua agenda de paz e segurança possa ser divulgada a todos, já que é uma propriedade de todos os cidadãos da Comunidade.

Para este propósito, a Comissão da CEDEAO pretende contar com os jornalistas dos 15 países, o que a levou a mobilizar para o workshop, que decorre até o dia 27, diferentes departamentos e direcções sectoriais, para partilhar com os profissionais de comunicação social, o seu mandato, políticas, programas e actividades relacionados com a promoção da paz e segurança.

Presente no encontro esteve também a chefe de Cooperação Regional da Delegação da União Europeia (UE), na Nigéria, Stefania Marrone, que manifestou o empenho da organização em continuar a trabalhar com a CEDEAO.

“Gostaria de afirmar, em nome da União Europeia, o nosso total empenho em trabalhar com a Comissão da CEDEAO no sentido de encorajar e desenvolver esforços regionais para levar a paz e o desenvolvimento à sub-região”, frisou.

O workshop acontece no âmbito do plano de acção da estratégia de comunicação e visibilidade do programa de mandato da CEDEAO para a Paz, a Segurança e a Estabilidade Regional (CEDEAO-UE PSS), financiado pela UE no valor de 27 milhões de euros e para o período 2016-2019.

Criada em 1975 pelo Tratado de Lagos, a CEDEAO (ou também ECOWAS, sigla em Inglês) é uma organização de integração regional que engloba 15 países da África Ocidental e cujos principais objectivos são a integração económica, o comércio regional e a cooperação política.

Cabo Verde, Benim, Burkina Faso, Costa do Marfim, Gâmbia, Gana, Guiné-Conacri, Guiné-Bissau, Libéria, Mali, Níger, Nigéria, Serra Leoa, Senegal e Togo, são os países que integram a Comunidade.

DR/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos